Agricultura familiar avança fornecendo produtos para merenda escolar

Agricultura familiar avança fornecendo produtos para merenda escolar

Publicado terça-feira, 9 de janeiro de 2018

 

No ano que passou a Prefeitura de Guaíra, adquiriu dos pequenos produtores rurais do município, R$172.019,46 em alimentos usados na preparação da merenda escolar, fornecida para unidades municipais e estaduais. Com vasta gama de produtos, incluindo leite, os pequenos produtores de Guaíra têm o fruto do seu trabalho fazendo parte das 24.000 refeições servidas por dia. Alimentação balanceada e muito bem produzida pela Secretaria Municipal de Educação na sede da Central de Alimentação.

GENTE DAQUI

Outro grande avanço para agricultores familiares locais foi a contratação de uma instituição guairense para recrutar os interessados em fornecer para a merenda. A Apleg – Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Guaíra – que começou com fornecimento de leite, foi orientada numa pareceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Sebrae e encampou no seu rol de associados produtores de hortifruti e, num processo regular de compras públicas, passou a fornecer os vegetais. Procedimento, que hoje, favorece 50 agricultores familiares. A tendência e a intenção da Prefeitura é aumentar esta lista.

APOIO A PRODUÇÃO

Além de facilitar a comercialização a Secretaria de Agricultura executou dezenas de ações de incentivo à produção, sempre pensando na sustentabilidade, ambiental e social.

Ir e vir do campo de cultivo e escoar a produção são ações cruciais da atividade rural. Uma importante obra nesse sentido foram os 6,11 km de recuperação da estrada da Mata. Benfeitoria no valor de quase R$ 800 mil que se somou aos serviços de manutenção preventiva e corretiva em mais de 250 km de estradas rurais de terra imprescindíveis para os agricultores.

Mantendo o incentivo a bacia leiteira o município realizou, com sucesso, o 39º Torneio Leiteiro, neste ano com a participação esmagadora de pequenos agropecuaristas.

Houve em 2017 dezenas de cursos e capacitações promovidos pela Prefeitura, intermediados pela Secretaria de Agricultura e parceiros: Sindicato Rural de Guaíra, Codasp, Secretaria de Estado da Agricultura, Sebrae e Senar.

Com foco no respaldo ao produtor rural a Secretaria providenciou gratuitamente para as propriedades de até 88 hectares (36,36 alqueires) a formulação do CAR – Cadastro Ambiental Rural – procedimento obrigatório para todos detentores de glebas rurais.

Seguindo o norte do controle e economicidade a Secretaria de Agricultura fez a troca do sistema de operação e cobrança da Balança Municipal, que também atende gratuitamente os pequenos produtores.

“A geração de emprego e renda do nosso município vem do campo, então o incentivo ao pequeno agricultor é premissa imperiosa da nossa administração. Foram várias obras e ações que favoreceram o incremento da atividade agropecuária para os pequenos no primeiro ano de nossa gestão e nosso intuito é sempre impulsionar os pequenos produtores”, atesta o prefeito, José Eduardo Coscrato Lélis.