Animais  do Zoológico passam  por exames  clínicos e de imagem

Publicado quarta-feira, 8 de agosto de 2018

O zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” é  um dos  cartões postais de Guaíra e agradável para um passeio em família, com diversas espécies de animais para serem vistos. O zoológico também recebe animais selvagens vitimizados de trauma e nesta semana  iniciou um trabalho de bateria de exames em todos os animais que vivem no local.

O trabalho está sendo realizado por meio de uma ação voluntária de 10 profissionais das áreas de biologia, medicina veterinária e  professores. Serão feitos  durante no mês de agosto uma serie de exames laboratoriais e de imagens.  Os exames foram acompanhados por alunos da faculdade de medicina veterinária da UNESP de Jaboticabal e do Moura Lacerda.

De acordo a bióloga Ana Paula Chaves, Chefe do Zoológico, os animais passarão por essa bateria de exames, que dará um perfil clínico e sanitário completo, “ os animais passarão por exames de hemograma, exame de sangue, urina e fezes  e Ultrassonografia. “Com isso, vamos  acompanhar  situação de saúde dos animais e a partir daí, saber se o animal está caminhando bem ou não  e esses exames ajudarão  bastante na preservação da saúde dos animais,.” Explica.

Thour –  a onça  parda de 4 anos  foi o primeiro animal a passar pelo procedimento.  Thour chegou ao zoológico vitimizado de queimaduras devido a um incêndio, criado em  cativeiro e sem possibilidade de retorno ao habitat natural. Tour faz par com Chena, outra onça parda que foi resgatada.  Thor foi devidamente sedado para que fosse realizada a bateria de exames.

De acordo Pedro Favoreto, biólogo,  explicou  que esses procedimentos também farão parte de um estudo cientifico, “ os resultados dos exames farão parte do trabalho de pesquisa e aulas praticas das  faculdades”, explicou Favareto.

Segundo o professor Estevan Lux Hoppe, a proposta da pesquisa é fazer um monitoramento de algumas doenças na fauna selvagem e oferecer a aula pratica aos alunos, “ Como essa atividade já seria desenvolvida oferecemos a oportunidade para os alunos acompanhassem toda a pratica aplicada”, explicou.

Ao todo serão 100 animais que passarão  pelos exame, entre eles,  macacos, onça, aves, jabuti, cachorro do mato, entre outros. .