Área Azul está em processo de implantação

Publicado segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Está em andamento a implantação da Zona Azul no centro comercial da cidade. A área de estacionamento rotativo abrangerá o quadrilátero da rua 8 à rua 12 entre as avenidas 15 e 9. Apenas nas avenidas 11 e 13 a zona azul se estenderá até a rua 14.

No momento está em trâmite na Câmara dos Vereadores o remanejamento de recursos que serão empenhados na inserção do estacionamento rotativo. Isso é necessário porque esta ação não estava prevista em seção específica do Orçamento do Município.

30 jovens atendidos pela Sogube/Guarda Mirim já passaram pela primeira etapa da qualificação ministrada pelo cabo da PM, Rossi. Aliás, Polícia Militar participa ativamente das reuniões do projeto. Um importante aconselhamento de quem tem experiência em trânsito.

A Acig – Associação Comercial e Industrial de Guaíra – é outra parceira do projeto e apoiou a Prefeitura no recrutamento de estabelecimentos que comercializarão os tíquetes da Zona Azul. Dezenas aderiram.

Em Guaíra a Zona Azul será gerida pela Prefeitura, por intermédio do Departamento Municipal de Trânsito e Departamento Financeiro, demandando diversos procedimentos burocráticos.

Mais do que leis, decretos e qualificação de agentes, a instalação do sistema depende de suprimentos e intervenções, como por exemplo: a sinalização própria das ruas e avenidas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Engenharia e Obras têm preparados os projetos e outros trâmites burocráticos necessários à execução na área diferenciada de trânsito, no entanto depende de prazos legais, nas provisões submetidas às compras públicas.

A Prefeitura quer iniciar o estacionamento rotativo o mais rápido possível, uma vez que trata-se de uma reivindicação popular antiga, da qual comungam os comerciantes, que querem o centro com trânsito organizado, ruas urbanizadas e mais bonitas.