Bióloga da Prefeitura participa curso para Programa Municí­pio Verde Azul

Publicado terça-feira, 16 de maio de 2017

site----detrito

A bióloga Ana Paula Chaves, Chefe do Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franca foi í  Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental – em São Paulo para capacitação por meio de um curso para inserção de Guaí­ra, de forma correta, no Programa Municí­pio Verde/Azul-PMVA.

O principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas polí­ticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável no estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municí­pios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofí­cio encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Além disso, a participação do municí­pio no PMVA é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do FECOP – Fundo Estadual de Controle da Poluição.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: esgoto tratado, resí­duos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e Conselho Ambiental.

Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos Municí­pios Paulista”.