Carreta do Câncer continua executando o Outubro Rosa

Carreta do Câncer continua executando o Outubro Rosa

Publicado quarta-feira, 4 de outubro de 2017

O Departamento de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde informou que a procura pelos exames oferecidos pela Carreta do Hospital de Câncer tem sido baixa, Estão sobrando vagas de exames, especialmente, os voltados para o público feminino, mamografias e papanicolau.

A prevenção e detecção precoce são as melhores estratégias na luta contra o câncer. Alguns tipos de neoplasias têm a chance de cura exponencialmente aumentada quando detectadas inicialmente.

Atualmente o veículo da Fundação Pio XII está permanecendo na frente da USF – Unidade de Saúde da Família José Vilela Junqueira –, Vila Aparecida e como estão sobrando vagas, pacientes de outras unidades de saúde, por onde a carreta já tenha passado, podem procurar o postinho citado para marcar os exames. Isso ocorre com o restante das unidades elencadas na programação, (em anexo) lembrando que o agendamento é feito com antecedência.

Então a população deve aproveitar para fazer os exames de detecção preventiva dos cânceres de colo de útero, colorretal, mama e boca.

São exames de mamografia, para mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos, idade em que há a necessidade de realizar anualmente. Mulheres de 51 a 69 anos, a cada dois anos.

O exame de papanicolau é indicado a todas as mulheres após o início da vida sexual estendendo-se até os 64 anos. O exame de colorretal é destinado a homens e mulheres de 50 aos 65 anos, que não tenham realizado a colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia nos últimos 5 anos.

E exame de boca será destinado a homens e mulheres a partir dos 40 anos, que fumam ou bebem bebidas alcoólicas ou que tenha abandonado esse hábito em até 10 anos.