Consórcio do Vale do Rio Grande se reúne em Guaíra

Publicado quinta-feira, 19 de outubro de 2017

O Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Grande – Codevar realizou uma assembleia em Guaíra na manhã e quarta-feira, dia 18 de outubro, na Casa de Cultura João Augusto de Mello. Mais de uma dezena de prefeitos da região participou do encontro, que ainda serviu para marcar a inserção de mais quatro municípios ao grupo, chegando ao total de 22 cidades.

O Codevar tem como objetivo unir lideranças políticas para o desenvolvimento dos municípios e aumentando sua representatividade perante o Governo Estadual e Federal. A união dos municípios possibilita a obtenção de recursos e resultados nas áreas da economia, social, saúde e no turismo.

O encontro contou a presença dos representantes da Caixa Econômica Federal, Secretaria de Agricultura, Maicow Braga representante do superintendente da Funasa, Rodrigo Gomes Pires, que se justificou da falta enviando um vídeo via internet. Além de Fábio Pádua assessor do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

Discutiram-se ações para o aumento da arrecadação, a agilização de projetos habitacionais e a gestão de convênios. Para reduzir os custos com as compras de medicamentos, comprando de forma consorciada em maior quantidade, condição em que os municípios podem conseguir preços menores.

Guaíra será beneficiada por uma licitação conjunta de medicamentos injetáveis e outros adquiridos mediante ordem judicial.

Em pauta também um problema crônico dos municípios: locais adequados para depósito de lixo doméstico. A direção para solução seria a construção aterros sanitários regionais.  Neste caso o consórcio facilita e auxilia os municípios na elaboração de projetos.