Equipe Epidemiológica intensiva ações de combate a Dengue

Equipe Epidemiológica intensiva ações de combate a Dengue

Publicado quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

 

Nesta quinta-feira (7), o bairro Vivendas do Bom Jardim, no setor industrial, recebeu uma grande ação de visitas dos agentes da vigilância epidemiológica com o objetivo de combater o mosquito Aedes aegypti. No próximo dia 15 de dezembro acontecerá o dia “ D” com ações de combate a Dengue em toda a cidade

Com as chuvas, as equipes têm intensificando as ações com o objetivo de combater as chamadas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus.
As equipes de combate priorizaram as áreas onde estão localizadas as Oficinas mecânicas e borracharia. Durante a ação foi entregues panfletos com orientação sobre os sintomas e prevenção, além de colocaram cartazes orientando sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Toda a população deve tomar cuidado e ajudar a destruir os focos de proliferação do mosquito, alerta a vigilância.
Os cuidados devem redobrados neste período das chuvas. Para combater o mosquito transmissor, basta não deixar acumular água sobre a laje, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água, torneiras e barris bem fechados. As pessoas devem encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavar semanalmente com escova. Isto também deve ser feitos com tanques e pratos de água dos animais de estimação.
Outras medidas ainda devem ser tomadas, como virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas.
No próximo dia 15 de dezembro acontecerá o dia “ D” com ações de combate a Dengue em toda a cidade
Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.