Filhote de veado nasce no Zoológico Municipal

Publicado sexta-feira, 8 de novembro de 2019

O Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” registrou nesta semana o nascimento de um veado catingueiro. De acordo com Ana Paula Chaves, bióloga do zoo, a mãe do filhote chegou em 2017, após um resgate e com a saúde debilitada. Após todos os cuidados, infelizmente, não teve condição de soltura no seu habitat natural. O zoológico já tinha um macho da espécie e iniciou o pareamento entre o casal de veados catingueiro. O resultado foi o nascimento do filhote.

A reprodução do animal representa, o bem estar dos  animais que vivem em cativeiro no Zoológico Municipal. De acordo com Ana Paula, o filhote do veado catingueiro, não está ainda em exposição. No momento estão sendo  tomados alguns cuidados para que a mãe não rejeite o filhote. “ O nascimento  está sendo muito comemorado , porque ele é fruto de muito trabalho e muita dedicação,  uma vez que a espécie é de difícil manejo. Os animais que estão no zoológico, são animais que perderam a oportunidade de vida livre. O nosso trabalho é fazer que os animais reproduzam  a sua vida livre no cativeiro”, afirmou a bióloga.

O Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” é referência em acolhimento de animais silvestres vitimados, sendo na macro-região a única instituição que recebe espécies nativas capturadas em locais inapropriados ou oriundos de apreensão pela Polícia Ambiental. No zôo estes animais passam por quarentena e, quando possível, são reintroduzidos na natureza. Os remanescentes são dispostos nos recintos para o público.

A visitação serve como forma de orientação e conscientização conservacionista, identificando os animais da nossa fauna e mostrando a importância de cada espécie para o ecossistema geral. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 8h ás 17.h.