Fiscalização estuda enviar mensagens por celular

Publicado quarta-feira, 13 de junho de 2018

Girl holding smart phone outside

A Fiscalização de Posturas da Prefeitura estuda a possibilidade de passar a informar e orientar os cidadãos contribuintes também através de mensagens instantâneas de celular e de e-mail, de modo a dar maior agilidade aos contatos, informando sobre situações de irregularidades e pedindo solução de problemas dentro do prazo, de modo a evitar autuações.

Inicialmente o universo de contribuintes a ser trabalhado serão os donos de terrenos baldios, muitos com mato alto ou sem calçadas, para isto a prefeitura esta enviando um pedido de cadastramento de telefones e e-mail para 3.000 donos de imóveis, bem como pedido de autorização para o envio de mensagens. Trocas de endereços de correspondência também poderão ser informadas à Prefeitura.

Atualmente no Brasil são mais de 200 milhões de celulares, sendo 22% smartphones, além de 5 milhões de tablets; no final de 2014, o uso da internet móvel ultrapassou o uso da web por desktops; a maioria dos usuários de celulares mantém seus aparelhos ao alcance direto 24 horas por dia; já se vendem mais smartphones que computadores pessoais; a maioria das pessoas passa mais tempo acessando seus dispositivos móveis que mídias impressas como jornais e revistas, tudo isto junto motivou a iniciativa da Prefeitura.

Com as novas ferramentas em estudo, a fiscalização também buscará impedir que as pessoas aleguem ignorância sobre assuntos e situações de seu interesse, como por exemplo dizer “não saber” que seu terreno baldio esta com mato alto ou lixo.

Atualmente a prefeitura divulga informações e orientações através do seu site www.guaira.sp.gov.br, imprensa escrita e falada, carnês de tributos, Diário Oficial Eletrônico e notificações individuais. A Prefeitura salienta que não receber notificação prévia não serve de motivo para alegar ignorância, pois uma vez publicada a lei ou decreto, considera-se sua publicidade.

Para manter contato com a fiscalização de posturas o cidadão pode também enviar mensagem para tributos@guaira.sp.gov.br , ligar 17.3332.5172 ou falar com a Ouvidoria pelo 0800.941.1000.