Funcionários da Prefeitura passam por curso da Operação Estiagem

Publicado sexta-feira, 26 de maio de 2017

site---curso-defesa-civil

Os quarto guardas municipais e outros 10 servidores da Prefeitura participaram na quinta-feira, dia 25, no auditório da Câmara Municipal de Barretos, da Oficina Preparatória para a Operação Estiagem.

Esta qualificação tem como objetivo especializar agentes de defesa civil atuantes nas cidades da região de Barretos e levar conhecimento í queles que direta ou indiretamente estão comprometidos com a matéria.

Na ponta de lança da Defesa Civil de Guaí­ra está a Guarda Civil Municipal, que enviou ao curso os agentes: Paulo Sérgio (comandante), Esmeraldo, Alves e Barros.

A Defesa Civil Estadual orienta que sejam treinados pelo menos 4 brigadistas (combate a fogo) e 1 técnico administrativo, no entanto Guaí­ra, além dos guardas, está treinando 10 funcionários do Almoxarifado para participar da Operação Estiagem, uma ação da Defesa Civil que visa coibir e combater fogo, especialmente em áreas rurais, em nossa região.

Com a participação no treinamento a cidade recebe um “kit estiagem” composto de 4 abafadores, 2 bombas “costal flexí­vel”, 4 pares de luvas de raspa, 2 enxadões, 2 óculos, 2 lanternas e 4 cantis.

Uma capacitação que ainda conta pontos para o Programa Municí­pio Verde Azul, um projeto que Guaí­ra está engajada e é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

A Operação Estiagem é deflagrada pela Defesa Civil do estado nos meses de outono e inverno, estações mais secas do ano, implementando medidas que visam minimizar os efeitos da seca, com a prevenção e rápido combate a focos de incêndios em na zona rural e terrenos sem edificações nas cidades.