Ganha Tempo está funcionando a todo vapor

Publicado quinta-feira, 7 de junho de 2018

Um projeto inédito na região o Ganha Tempo de Guaíra “Antônio de Jesus Marques” está mostrando sua finalidade, que é atender a população em diversos serviços prestados pelo Município, Estado e União.  Que por meio de parcerias e convênios instituições das três alçadas de governo estão atendendo em um mesmo espaço, facilitando a vida dos munícipes que têm a disposição: Detran, Demutran ( trânsito municipal), Banco do Povo Paulista, Junta do Serviço Militar, PAT, Sebrae- AQUI, Procon e Ministério do Trabalho.

A população já assimilou o funcionamento da nova instituição do município e o fluxo de usuários tem sido intenso nos últimos dias. No PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)  de janeiro até maio foram emitidas 280 Carteiras de Trabalho (1ª e 2ª vias) e também foram feitas 637 habilitações para o Seguro Desemprego. Hoje o sistema possui cadastrados em Guaíra 14.202 trabalhadores.

O Procon atende as pessoas que resolvem problemas relacionados a aquisição de produtos e serviços, nos ramos de alimentação, saúde, serviços essenciais, assuntos financeiros e outros mais.

O Banco do Povo fez, neste ano, 50 atendimentos sendo 31 empréstimos aprovados no valor total de R$ 170 mil, que foram empenhados no desenvolvimento de mercado para micro e pequenos empreendedores.

Como suporte aos empresários o Sebrae-SP, com seu ponto em parceria com a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o Sebrae-AQUI  está ofertando aos empresários curso gratuito de organização de festas e eventos e já ofereceu para os comerciantes do ramo de alimentação a oportunidade de participar da Fispal Food Service o principal encontro do setor reúne milhares de proprietários e gestores de restaurantes, bares, pizzarias e padarias.

Um órgão da União, a Junta Militar que pertence ao Ministério da Defesa, também funciona dentro do Ganha Tempo e este ano já fez o alistamento de 220 jovens e 79 emissões de 1ª e 2ª via do Certificado de Dispensa de Incorporação (Reservista).

Na esfera municipal de trânsito são feitos atendimentos para fornecimento de Credencial de Estacionamento para Idosos e Credencial de Estacionamento de Pessoas Portadoras de Deficiências. Já na alçada Estadual, o Detran presta os serviços na habilitação de novos condutores de veículos (CNH) com a 1ª habilitação, renovação, mudança e adição de categorias, 2ª via, transferência de município ou estado, CNH Digital, exame teórico, agendamentos de exame práticos, reabilitação e outros.

No tocante aos veículos são feitas transferências, liberação de veículos apreendidos, emissão de documentos, pedido de placas e emplacamentos, 2ª via de documentos e outros atinentes a documentação de veículos.

“A Diretoria de Desenvolvimento Econômico está muito satisfeita com o resultado da implantação do Ganha Tempo. Estamos atentos às demandas dos usuários para sempre aprimorarmos a prestação de serviços aos munícipes. A população aprovou e estão usando muito o Ganha Tempo” , celebra o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Suzuki.