Guaí­ra terá 6 km de estradas rurais recuperadas, no valor de R$ 800 mil, pelo Programa Melhor Caminho/Pontos Crí­ticos

Publicado sexta-feira, 9 de junho de 2017

site---melhor-caminho-2O Guaí­ra terá 6,11 quilômetros das estradas rurais recuperadas pelo Programa Melhor Caminho/Pontos Crí­ticos, do Governo do Estado de São Paulo, facilitando o escoamento da produção agropecuária e o transporte da população

O convênio foi assinado na manhã de quinta-feira, 8, pelo secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, e o prefeito José Eduardo Lelis, na sede da Pasta Estadual.

As obras, no valor de R$ 792.760,48 serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Agrí­cola de São Paulo (Codasp) em um trecho da estrada GRA 050 beneficiando o bairro Estrada da Mata. “O nosso municí­pio é um grande produtor de cana-de-açúcar, de grãos, e esse trecho que será recuperado é utilizado para escoar 30% dessa produção”, destacou o prefeito José Eduardo.

Para o secretário de Agricultura, a assinatura dos convênios mostra a disposição do governador Geraldo Alckmin em continuar investindo na melhoria do setor agropecuário. “Numa clara demonstração de prioridade í s parcerias com os municí­pios, o Governo paulista não deixou de investir na infraestrutura do Estado, como o trabalho executado pelo programa da Codasp, para que, mesmo em momento de escassez, as estradas rurais possam ser recuperadas, beneficiando a sociedade”, afirmou.

Para o diretor-presidente da Codasp, Alexandre Penteado Pires, a distribuição geográfica dos municí­pios que tiveram as obras autorizadas permitirá atender a um grande número de cadeias produtivas. “Temos a tecnologia necessária para cuidar das estradas rurais, construir as bacias de retenção para o adequado escoamento das águas, que é a grande amiga da agricultura, pois fertiliza e traz vida. Contato, se não for bem cuidada ela é a grande vilã, porque destrói e causa erosão no solo”, explicou.

Outros municí­pios beneficiados

Também foram assinados convênios com outros 13 municí­pios paulistas, para recuperar 83,55 quilômetros de estradas rurais, totalizando um investimento de R$ 10.621.073,38 pelo governo paulista.

Também foram beneficiados os municí­pios de Adolfo, Altinópolis, Avanhandava, Boracéia, Cândido Mota, Fernão, Morro Agudo, Paraguaçu Paulista, Poloni, Quatá, Mendonça, Santo Antônio do Aracanguá e Vargem Grande do Sul, “São grandes municí­pios paulistas que têm muitas estradas rurais, que poderão ser recuperadas dos danos causados pela erosão, principalmente causada pelas águas da chuva”, afirmou Arnaldo Jardim.