“Homem: Agora é a sua vez de cuidar da Saúde”, prefeitura inicia campanha Novembro Azul

Publicado segunda-feira, 13 de novembro de 2017

A fim de conscientizar os homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares, a Prefeitura de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início à Campanha Novembro Azul. O mês foi escolhido, pois o próximo sexta-feira (17) é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

De acordo com a, Priscila Maria Lélis Henrique, Chefe do Departamento de Atenção Básica, estão previstas sobre a importância da prevenção e os cuidados com o câncer de próstata e outras doenças que afligem os homens, além da apresentação dos serviços ofertados pela rede municipal de saúde e outras ações educativas.

A intenção é criar um vínculo entre o homem e a Unidade Básica de Saúde de seu bairro, para que ele procure a rede de saúde para fazer a prevenção de doenças e não apenas o tratamento quando já estiver enfermo. “A mulher faz o preventivo de câncer de colo de útero, exame clínico das mamas e o pré-natal. Mas, os homens não costumam procurar as unidades para a prevenção. Eles vêm até a USF, geralmente, para tratar de doenças. Queremos ofertar os serviços a eles, mostrarmos a importância do cuidado integral com a saúde e criarmos um vínculo”, explicou Priscila

Os profissionais de saúde pretendem fazer o acolhimento ao homem averiguando não apenas os exames necessários ao diagnóstico precoce e combate do câncer de próstata; mas também a conscientização sobre a importância de exames regulares; da vacinação em dia; da prática de atividade física; da participação nos grupos de atividades para controle do tabagismo, hipertensão, diabetes, entre outros serviços, disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

Nas Unidades da Saúde da Família, os homens podem marcar uma avaliação médica e se necessário a realização do exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que é um exame de sangue usado como ferramenta para o diagnóstico da presença de câncer de próstata.

Confira as unidades de Saúde da Família
USF – José Adalberto Lelis Garcia Bairro Tonico Garcia