O MUNICÍPIO

O MUNICÍPIO

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS

POPULAÇÃO:
40.287 Habitantes
ÁREA:
1.258.476 Km²
Topografia:
Plana
HIDROGRAFIA:
Rio Grande, Rio Pardo, Rio Sapucaí e Ribeirão do Jardim.
BIOMA: Cerrado
TEMPERATURA: –
Máxima: 40 graus, mínima: 6 graus, média: 25 graus.
RODOVIAS:
SP-345 e SP-425
Extensão malha viária –
740 km
Extensão malha viária –
vicinais pavimentadas – 44 km
ECONOMIA BÁSICA DO MUNÍCIPIO:
Agricultura, Pecuária e Agroindústria.
POTENCIAL TURÍSTICO: Lago Maracá, Escultura Tomie Ohtake, Casa de Cultura, Museu  Municipal, Praça São Sebastião (Jardim Japonês), Balneário Municipal, Zoológico, Vilarejo Guaritá, Capela do Pindoba, Betânia Lar.
ASPECTOS CULTURAIS, FESTAS MUNICIPAIS:
Carnaval, Festa do Peão, ECAL Encontro de  Artes Livres, Festa de Santa Luzia.

Localizado ao norte do estado de São Paulo, a pouca distância (30 Km) da fronteira com Minas Gerais, cercado pelos Rios Grande, Sapucaí e Pardo, num raio de 460 Km da capital paulista, encontramos Guaíra, com 1.258.476 Km², e uma população de pouco mais de 40.000 habitantes.

Suas origens remontam ao ano de 1902, chamada primeiramente de Corredeira de São Sebastião, depois Corredeira do Bom Jardim e em 1908 com a criação do Distrito de Paz adotou-se o nome definitivo, Guaíra. Tornou-se município em 1928 que foi instalado em 18 de maio de 1929, e comarca em 18 de maio de 1954.

Guaíra é um nome bonito de identificar uma generosa terra. Seu nome tem origem na língua indígena que a tradição traduz como “Águas Correntes”. É privilegiada de um clima temperado, com média de 25 graus, águas abundantes e topografia regular, solo fecundo conferindo condições ideais para o desenvolvimento da atividade agrícola.
O município limita-se ao norte com Miguelópolis-SP e o Estado de Minas Gerais, ao Sul com Orlândia e Morro Agudo, a Leste com São Joaquim da Barra e Ipuã e a Oeste com Barretos. O acesso à Guaíra é todo por rodovias totalmente asfaltadas.

A cidade que ocupa 220 ha dispõe dos benefícios necessários a boa qualidade de vida. Possui ótimo serviço telefônico fixo e celular; uma imprensa atuante, com três jornais impressos, três emissoras de rádio e FM, rede internet via cabo e serviço de dados móveis. A cidade possui Correios; Escolas de Ensino Fundamental e Médio, e conta com pólos que proporcionam ensino superior a distância. Infraestrutura de saúde com Hospital, Pronto Socorro e unidades de saúde nos bairros.

Uma rede hoteleira e bancária com as principais bandeiras das instituições financeiras. Além de um amplo serviço de alimentação, com os restaurantes, Guaíra, conta com excelente rede de bares para o entretenimento noturno.

A origem de Guaíra está ligada à terra. A base econômica sempre foi a agricultura. Atualmente abriga três grandes indústrias de açúcar e álcool e uma fábrica de alimentos enlatados. Esta agroindústria é lastreada pelos amplos
campos plantados com milhares de hectares de cana, soja, milho, sorgo e culturas irrigadas: tomate, milho conserva, ervilha, batata, feijão dentre outros.