Pedágio conscientiza população sobre os riscos da dengue

Pedágio conscientiza população sobre os riscos da dengue

Publicado sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Os agentes da vigilância epidemiológica intensificaram as ações de combate a Dengue. A equipe realizou um pedágio do dia “D” no centro (av 11 com a rua 10) no dia 15 de dezembro.

A ação consistiu na abordagem de veículos e na entrega de material educativo aos motoristas. Os agentes pediram permissão aos motoristas para escreverem no vidro do carro os dizeres “Dengue Mata”. Os pedestres também receberam os panfletos com orientações sobre como eliminar os criadouros do mosquito e os sinais e sintomas apresentados pela dengue.

Os agentes fizeram vistorias de combate à dengue em vários setores da cidade e recolheram materiais que podem ajudar na proliferação do mosquito nas casas da população.

A importância da medida de extermínio ao mosquito Aedes aegypti se dá devido às doenças que esse inseto é capaz de transmitir. Além da dengue, a Zika e a chikungunya também são difundidas pelo mosquito.

As providências que devem ser tomadas para evitar a proliferação do transmissor são simples. Como fazer o descarte correto do lixo, tampar depósitos de água, limpar com buchas as laterais e as bordas de vasos de plantas e virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes.
Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.