Prefeito José Eduardo recebe nova diretoria da OAB Guaíra

Publicado sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Na tarde desta quinta-feira, dia 31, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, recebeu em seu gabinete a nova diretoria da Subseção da Ordem dos Advogados de Guaíra.
Esteve presente ao encontro a presidente eleita da entidade, Dra. Marlene Gonçalves Figueiredo Nacle, acompanhada dos advogados José Pugliesi de Oliveira Neto, Daiana Landim Alves, Tatiana Lie Sueoka, que são integrantes da Comissão de Proteção, Defesa Animal e Meio ambiente, do Secretário Geral Adjunto, Ronaldo Nunes, e a Secretária Geral da entidade, Camila Lourenço de Oliveira. A nova diretoria da OAB Guaíra será empossada no próximo dia 7 de fevereiro.
Pela administração municipal, além do prefeito José Eduardo, acompanharam o encontro, o Diretor de Educação e Vice prefeito, Renato Cesar Moreira, o Secretário de Transparência, Justiça e Segurança, Dr. Eder Batista Conti da Silva, o Secretário de Gestão e Obras, José Carlos Augusto, o Secretário da Saúde, Jorge Uatanabe do Prado, e as procuradoras municipais, Dra. Andresa Ferreira dos Santos Romanelli e Dra. Patrícia Barbosa. Também participou do encontro o Escrevente do Fórum de Justiça da Comarca, Junior Cesar da Silva.
Na reunião foram tratados diversos assuntos importantes como a relação jurídica da prefeitura com os advogados da cidade, buscando um melhor entendimento para solucionar de forma mais consensual as diversas judiciais que possam vir a existir.
“Hoje os advogados de Guaíra confiam muito na Prefeitura. Nós não temos dívidas pendentes de ações. Na região existem cidades que estão devendo R$ 100 milhões em precatórios, enquanto nós não temos estas pendências”, disse o prefeito José Eduardo.
Outro ponto bastante debatido foi com relação ao bem estar animal, Dra. Marlene Figueiredo Nacle, é ativista atuante da causa e juntamente com a comissão da OAB, solicitou ao Chefe do Executivo a construção de um abrigo para animais abandonados no município e também a intensificação do programa de castrações de animais.
José Eduardo, que é sensível ao problema, explicou que é necessária haver uma união entre as todas as entidades e os protetores de animais para que convirjam para um mesmo objetivo. “Para isso gostaria de pedir à Dra. Daiana da OAB e também a Dra. Patrícia, aqui da prefeitura, para que organizem esse setor. Com essas objetivos traçados poderemos aprimorar o nosso programa de castrações, bem como atender a outras demandas, mas ressalto um abrigo não pode se tornar um depósito de animais. O programa tem que ser mais abrangente, incentivando as adoções desses animais, bem como realizando um trabalho de conscientização da população”, disse José Eduardo.
Representando o Fórum de Justiça da Comarca, o escrevente Junior Cesar da Silva, solicitou ao Chefe do Executivo para que ceda um espaço público, coma disponibilidade de um assistente social para o Núcleo de Monitoramento de Execuções Penais. Esse núcleo é o responsável pelo acompanhamento dos infratores condenados à penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade. José Eduardo informou que este acompanhamento social dessas pessoas juntamente a suas famílias e a sociedade, já é feito através dos CRAS ( Centros de Referência em Assistência Social), mas que irá estudar junto com o diretor da pasta, José Reinaldo dos Santos Júnior, uma forma de viabilizar a solicitação.