Prefeitos de Guaira e Miguelópolis se reunem para discutir a criação de consórcio integrado de um a aterro sanitário

Publicado terça-feira, 5 de dezembro de 2017

O prefeito José Eduardo e o Prefeito de Miguelópolis Naim Miguel Neto se reuniram, nesta semana, para discutir a criação de um consórcio que possa viabilizar a construção de um aterro sanitário na região.

A intenção é que seja um aterro sanitário integrado entre os  municípios de Guaíra , Miguelópolis e  Ipuã.

O Prefeito José Eduardo já determinou que fosse feito todo um levantamento do município de Guaíra em relação aos resíduos sólidos produzidos para que possa ser apresentado, assim como os demais municípios, no COMAN – Consorcio de Municípios da Alta Mogiana e assim iniciar o processo de implantação de uma aterro dentro de todas as  normas ambientais.

De acordo com José Eduardo, essa seria uma solução para o problema das cidades que têm lixões a céu aberto.  “Esta é uma maneira de facilitar a destinação correta dos resíduos sólidos, e unir forças com municípios próximos. Neste processo de implantação do consórcio do aterro que irá atender as cidades precisamos realizar uma proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, a reutilização dos resíduos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos”, enfatizou José Eduardo.

O aterro municipal está em fase de encerramento. Em relação ao couro depositado irregular no aterro a Prefeitura iniciou o processo licitatório para a contratação da transportadora especializada devido à ordem estimada de gastos. A CETESB acompanha todo o processo.