Prefeitura de Guaí­ra busca selo de Municí­pio de Interesse Turí­stico

Publicado terça-feira, 25 de abril de 2017

Mit-(1).jpg---site

Na última segunda-feira (24) o prefeito José Eduardo juntamente com o Diretor   Desenvolvimento Econômico, Sergio Suzuki, o vereador José Reginaldo Moretti,  e presidente do Sindicato Rural Francisco Muraishi , entregou toda documentação necessária para que Guaí­ra torne um municí­pio de interesse turí­stico(MIT) para Marco Antonio Pinto Neto  (Tijolinho)  assessor do  Deputado Estadual Itamar Borges.

Com este tí­tulo, Guaí­ra receberá recursos do Fundo de Melhorias do Estado, que seriam investidos em avanços na infraestrutura da cidade. Ser um Municí­pio de Interesse Turí­stico (MIT) é um pré-requisito para uma cidade tornar-se estância turí­stica.

“A visibilidade que a cidade ganharia com uma movimentação turí­stica, fortaleceria o comércio local, estimulando nosso crescimento econômico, além de habilitar o municí­pio conseguir verbas estaduais”, esclareceu Sergio Suzuki.

O prefeito José Eduardo está muito confiante na candidatura de Guaí­ra para conseguir este selo. “Estamos envolvidos em grandes números de ações que possibilitarão melhorias no municí­pio, a conquista do MIT é uma delas e colocarí­amos Guaí­ra no cinturão turí­stico do Estado de São Paulo”, ressaltou José Eduardo.

MIT – Municí­pio de Interesse Turí­stico

Em abril de 2015, o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), aprovou a Proposta de Emenda í  Constituição Estadual Nº 11/2013, encaminhada pelo governador Geraldo Alckmin, dando nova redação ao artigo 146, objetivando ampliar o número de municí­pios beneficiados com os recursos vinculados ao Fundo de Melhoria das Estâncias.

Dessa forma, o Estado de São Paulo ampliou a abrangência de polí­ticas públicas para o desenvolvimento do turismo no Estado através de um fundo constitucional. Na prática, esta iniciativa do Executivo estadual instituiu que 140 municí­pios se tornem de interesse turí­stico. O turismo é a segunda economia no mundo e também no Brasil, por isso é tão importante para uma cidade.