Prefeitura inicia campanha “Dezembro Vermelho”

Publicado sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Nesta sexta (1) – Dia Mundial de combate a AIDS, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha “Dezembro Vermelho – uma campanha em alusão à luta contra a Aids.

O evento teve inicio na USF -José Vilela Junqueira, Vila Aparecida,  com palestras de  prevenção e orientações sobre os sintomas, transmissão e tratamento do HIV e Sífilis. As palestras foram ministradas pelas médicas: Dra Ana Carolina Merces Marinho Vieira e  Dra.Tatiana Costa Ignácio, com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.

Foram distribuídos 43 Kits para realização de testes rápidos de Sífilis e HIV. Os testes estarão disponíveis em todos USFs.  De acordo com Priscila Maria Lélis Henrique – Chefe do Departamento de Atenção Básica – A medida tem como objetivo facilitar e aproximar o acesso da população aos testes rápidos. “O diagnóstico precoce dessas doenças é muito importante para aumentarmos a efetividade do tratamento realizado. O teste é gratuito e está disponível para toda a comunidade”, explicou Priscila Lélis Henrique.

Nos últimos anos, órgãos públicos e entidades da sociedade civil vêm conferindo cores aos meses do ano, como forma de promover campanhas e trazer à tona causas e lutas de interesse social, muitas delas voltadas à saúde.