Prevenção é melhor estratégia de combate Câncer

Prevenção é melhor estratégia de combate Câncer

Publicado terça-feira, 26 de setembro de 2017

A prevenção e detecção precoce são as melhores estratégias na luta contra o câncer. Alguns tipos de neoplasias têm a chance de cura exponencialmente aumentada quando detectadas inicialmente.

Então a população deve aproveitar a permanência da carreta do Hospital do Câncer de Barretos para fazer os exames de detecção preventiva dos cânceres de colo de útero, colorretal, mama e boca.

O veículo da Fundação Pio XII está permanecendo períodos na frente das USFs – Unidade de Saúde da Família – quando atende os pacientes que têm este posto de saúde como sua referência. Os exames são agendados com antecedência na própria unidade.

São exames de mamografia, para mulheres na faixa etária de 40 a 50 anos, faixa etária em que há a necessidade de realizar anualmente. Mulheres de 51 a 69 anos, a cada dois anos.

Os exames de papanicolau é indicado a todas as mulheres após o início da vida sexual, até os 64 anos. O exame de colorretal é destinado a homens e mulheres de 50 aos 65 anos, que não tenham realizado a colonoscopia e/ou retossigmoidoscopia nos últimos 5 anos.

E exame de boca será destinado a homens e mulheres a partir dos 40 anos, que fumam ou bebem bebidas alcoólicas ou que tenha abandonado esse habito em até 10 anos.