Romaria à Capela do Pindoba é realizada em Guaíra

Publicado quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Será realizada dia 20, feriado de São Sebastião em Guaíra, a 17ª Romaria à Capela do Pindoba. A procissão sairá às 04h, em frente à antiga Campofert (atual Criart), localizada na Rua 26, esquina com Avenida 13, com uma caminhada de aproximadamente 18quilômetros.

Para garantir a segurança e bem-estar dos  romeiros, a Prefeitura disponibilizará  ônibus para trazê-los de volta, assim como uma ambulância e uma viatura da GCM  dando apoio.

A turma do ciclismo e munícipes que queiram ir com seus veículos também estão convidados. A missa está marcada às 8h30. O evento é organizado por Orlandinho Gutierre, com o apoio da prefeitura. Ônibus foram oferecidos para o transporte de volta dos romeiros.

História

Pindoba teria sido um escravo que foi enterrado vivo, apenas com a cabeça para fora, após ser culpado injustamente pelo patrão como autor de um furto na fazenda onde trabalhava. Diz a lenda que o furto, na verdade, teria sido feito pelo filho do próprio dono da fazenda.

Torturado com a presença de pratos de comida que não podia alcançar e pelas picadas de insetos em sua face coberta de melado, morreu para tornar-se um mártir. Desde então os moradores de Guaíra, que conhecem sua história, promovem uma caminhada anual até o local onde ele teria sido morto e onde foi erguida uma capela.