Saúde realiza ações em alusão ao” Dezembro Vermelho”

Publicado segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A Prefeitura de Guaíra , por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (03/12), a Campanha Dezembro Vermelho, em alusão à luta contra a Aids/HIV.

As ações no município terão foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. Além disso, ocorrerão durante o mês de dezembro, atividades educativas.

Esta semana, as USFs “José Garcia Vilela” (Vila Aparecida) , Cabo “Aguinaldo Soares Barbosa” ( bairro João Vacaro) e “Antonio Manoel da Silva” ( Jardim Eliza) estarão realizando testes rápidos de HIV e sífilis.

O Secretário de Saúde, Jorge Uatanabe de Prado, afirmou que  a Aids pode ser tratada e, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo começa o acompanhamento e o tratamento da pessoa infectada, interrompendo, assim, a cadeia de transmissão. “O anonimato do resultado do teste é garantido. O cidadão deve procurar sua Unidade de Saúde para o atendimento necessário”, alerta.

As ações do “Dezembro Vermelho” são realizadas em todo Brasil, com parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais, de acordo com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para enfretamento da Aids e outras doenças.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função primordial alertar toda a sociedade sobre essa doença. A data foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde e é celebrada anualmente desde 1988 no Brasil, um ano após a Assembléia Mundial de Saúde que fixou a data de comemoração.