Time do Emprego ampliando a condição empregabilidade para os guairenses

Publicado segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

No final de dezembro foi realizada a conclusão da primeira turma do Time do Emprego em Guaíra. O programa é um projeto da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho em parceria com as Prefeituras Municipais, que tem como objetivo melhorar as condições de empregabilidade de trabalhadores desempregados.

Durante os encontros do Time do Emprego são aplicadas técnicas atuais de recursos humanos, que visam identificar e melhorar as habilidades e competências técnicas profissionais dos trabalhadores que participam.

Conhecer-se melhor e trabalhar as habilidades dos trabalhadores em busca de nova colocação no mercado de trabalho é o principal objetivo do Time do Emprego. Também são oferecidas oportunidades de melhorar as habilidades de comunicação, trabalho em equipe, desenvolver e conhecer as habilidades pessoais dos participantes e técnicas de comportamento em entrevista de emprego e desenvolvimento de currículos. Melhorar a autoestima e motivação

também são oportunidades oferecidas aos participantes.

Na primeira turma do Time de Emprego em Guaíra, foram cadastradas 22 pessoas. Destas, infelizmente somente 15 deram sequência nos encontros. Entretanto ao final, quatro foram inseridas ao mercado de trabalho.

Aos que concluíram, no total de 10 participantes, ficou a certeza de agora estão mais preparados, motivados e confiantes para conseguir uma nova oportunidade de emprego.

“A qualificação dos trabalhadores é uma tarefa cumprida ininterruptamente pela Diretoria de Desenvolvimento Econômico, pelo Pat, ou em parcerias com Sebrae, Senai, Fundação Paula Souza e outros órgãos governamentais ou privados. O trabalhador e empreendedor compõem o foco das ações e oportunizar capacitação vem para ampliar o leque de oportunidades e maior competitividade para o mercado produtivo”, destacou o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Suzuki.

Na parceria Diretoria de Desenvolvimento/Sebrae centenas de ações foram desenvolvidas no intento de incentivar e fortalecer o empreendedorismo no município. Reuniões, missões, cursos, oficinas, atendimentos coletivos e individuais e palestras foram ofertados aos guairenses totalizando um público atendido de 2.282.

MAIS DO DESENVOLVIMENTO

No ano de 2017 a Diretoria de Desenvolvimento Econômico passou por um período de recuperação de seu norte, como fomentadora do empreendedorismo, indústria, comércio, turismo e outras facetas da geração de renda.

Destaque para a implantação do Ganha Tempo que ocorre no próximo mês congregando aos serviços já prestados pelo setor (Banco do Povo, PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador e Sebrae) outros como Tributação da Prefeitura, Detran e setor de identificação o que redundará em mais agilidade no atendimento aos cidadãos.

Uma importante festividade para o comércio local, especialmente os do setor de bares e alimentação e os ambulantes, o Carnaval de Rua ficou sob a batuta da Diretoria de Desenvolvimento Econômico e em 2017 foi o melhor de todos os tempos.

E, o Banco do Povo injetou no mercado guairense no ano de 2017, R$ 704.000, beneficiando 136 pequenos empreendedores com bens e serviços essenciais ao desenvolvimento dos negócios. Em 15 anos de existência o banco já realizou R$ 7,97 milhões em investimento nos micro e pequenos empresários do município.

MAIS DO PAT

Intermediando mão de obra, emitindo carteiras de trabalho, cadastrando e capacitando trabalhadores o PAT que, também faz a habilitação para o Seguro Desemprego, em 2017 consolidou sua função de orientador e facilitador na inserção e reinserção ao mercado de trabalho para os guairenses, veja números: