Vacinação contra gripe é ampliada para novas faixas etárias

Vacinação contra gripe é ampliada para novas faixas etárias

Publicado quinta-feira, 14 de junho de 2018

A Secretaria de Saúde informa aos pais e responsáveis que a faixa etária de crianças na 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza foi ampliada para a faixa etária de 5 anos  até os 9 anos de idade. A vacinação para esta faixa etária inicia na segunda-feira, 18 de junho. O documento também amplia a vacinação, a partir de segunda-feira, para a faixa etária dos 50 anos aos 59 anos.

Ana Carolina Mizumoto Minoda   enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica    reforça o pedido para que os pais ou responsáveis levem as crianças de 5 anos  até 9 anos de idade até as unidades de saúde para serem imunizadas. “Receber a dose da vacina é um direito da criança, protegido por lei. Com essa ampliação da faixa etária, reforçamos o pedido aos pais e responsáveis que tragam as crianças de 5 anos  a 9 anos para realizar a vacina, protegendo os pequenos de doenças frequentes no inverno”.

Todas as unidades de saúde do município estão realizando a imunização contra a gripe .  A 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza encerra no dia 22 de junho.

SABENDO MAIS SOBRE A GRIPE:

A gripe (causada pelo vírus Influenza) é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Caracteriza-se por uma elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto da boca, olhos e nariz.

A síndrome gripal (gripe) caracteriza se pelo aparecimento súbito de febre, cefaleia, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. Nos casos mais graves pode ocorrer dificuldade respiratória com necessidade de hospitalização, sendo a complicação mais frequente a pneumonia; que é causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana, podendo levar até ao óbito.

 

GRIPE E RESFRIADO SÃO A MESMA COISA?

GRIPE- A gripe é uma doença muito contagiosa, causada pelo vírus influenza e é transmitida, principalmente, de pessoa a pessoa pelo ar que se respira. Em geral, a gripe provoca febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar e pode evoluir para doenças mais graves, como a pneumonia e até mesmo óbito.

RESFRIADO- Já o resfriado é causado por outros tipos de vírus. Seus sintomas podem ser confundidos com os da gripe, porém, são sintomas mais fracos e de curta duração. Normalmente, o resfriado provoca coriza (nariz escorrendo), dor de garganta leve e, às vezes, febre.

 

A VACINA PROVOCA REAÇÃO?

A vacina é muito segura! Algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação. Outras podem ter febre baixa e mal-estar, mas, estes sintomas duram entre 1 e 2 dias. É importante ter conhecimento de que a vacina NÃO causa gripe!

A vacina só é contra indicada para pessoas que tem alergia grave a ovo.

 

PORQUE VACINAR TODO ANO?

Porque o vírus se modifica, constantemente, a cada ano. Além disto, após a vacinação, a duração da proteção não ultrapassa doze meses, portanto é necessário o reforço todo ano para garantir a proteção contra a gripe.