Visando segurança de estudantes, Prefeitura intensifica combate a escorpiões

Visando segurança de estudantes, Prefeitura intensifica combate a escorpiões

Publicado quinta-feira, 7 de junho de 2018

A Prefeitura de Guaira, por meio da Diretoria de Educação Cultura, Esportes e Lazer, realizou durante o feriado prolongado de Corpus Christi, a dedetização de todas as CEIs – Centro de Educação Infantil –  visando o controle de escorpiões.

A medida foi tomada após ser encontrado escorpião na CEI – Dirce Barros Lélis. Recentemente foi registrado um caso de picada do aracnídeo em um aluno na Escola Vicencina Aparecida Vaccaro Morsoleto. A unidade também foi dedetizada.

Em virtude da responsabilidade que rege o Governo Municipal, preventivamente, todas as escolas municipais  já tinham sido dedetizadas no inicio do ano durante as férias de janeiro, mas com o surgimento dos escorpiões decidiu-se por dedetizar novamente as unidades escolares, iniciando pelos CEIs.

A Prefeitura  por meio da Secretaria de Saúde  informa que o município   dispõe do soro antiescorpiônico, em caso  de acidentes com o animal. O soro é disponibilizado pela DRS – Divisão Regional de Saúde de Barretos – sendo monitorado pela Vigilância Sanitária.

Por sua vez, o DEAGUA, Departamento de Esgoto e Água de Guaíra, também realizou a aplicação de produtos contra pragas. Neste final de semana o departamento inicia a aplicação de produtos de controle de pragas nas redes de esgoto.

No inicio do ano, a autarquia realizou a aplicação e como é recomendada pelo fabricante a dedetização deve ser feita a cada 180 dias. O DEAGUA tem feito essa aplicação, em média, a cada 120 dias  nos poços de visitação – que são as tampas para inspeção.

A Aplicação iniciará na região do bairro Aniceto Carlos Nogueira e em seguida seguirá para os bairros João Vaccaro e Etelvina Santana e posteriormente para  todos os setores da cidade.  Ao todo são 1523 poços de visitação na cidade que serão dedetizados.

Medidas simples podem auxiliar no combate a estes animais:

Uma das saídas encontradas por alguns municípios, como em São José do Rio Preto, Mirassol, Campinas foi a autorização para  moradores criar galinhas para combater o animal peçonhento. Esses animais são inimigos naturais dos escorpiões e ajuda a controlá-los

Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;

O que fazer caso alguém seja picado por escorpião:

Em caso de picada de escorpião, os primeiros socorros são:

  1. Lavar o local da picada com água e sabão;
  2. Manter o local da picada voltado para cima;
  3. Não cortar, furar ou apertar o local da picada;
  4. Beber bastante água;
  5. Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192.