secretaria@guaira.sp.gov.br
Notí­cias

Autoridades e entidades preparam reativação do CONSEG de Guaíra

Publicado sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Na tarde desta quinta-feira, dia 28, o prefeito José Eduardo Coscrato Lelis, recebeu em seu gabinete diversas autoridades e representantes de entidades que estão reativando o CONSEG, Conselho Comunitário de Segurança, de Guaíra. O conselho estava inativo já há algum tempo e necessitava da formação de uma nova diretoria.

Participaram do encontro, além do prefeito José Eduardo, o Comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, Capitão Marlon de Assis Magro, o Delegado de Polícia do município, Dr. Evandro Abrão Nacle, que são membros natos do conselho, o Diretor de Justiça, Transparência e Segurança de Guaíra, Dr. Eder Batista Conti, o Chefe do Departamento Municipal de Trânsito, Sebastião Henrique de Vasconcelos Neto, o Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção Guaíra, Dr. Júlio César de Almeida Martins Cristino, o fundador e ex-presidente do CONSEG, Antonio Alves Mendonça, o Coordenador da Defesa Civil de Guaíra, GCM Paulo Sérgio da Silva, o Comandante da Guarda Civil Municipal, GCM Esmeraldo Palhares Alves, e o Diretor de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior. Também participou da reunião o ex-comandante da 4ª Cia da Polícia Militar de Guaíra, Capitão André Luiz Hannickel, que está sendo promovido a Major e deverá ser transferido para o 33º Batalhão da Polícia Militar de Barretos (a mudança ainda não está confirmada).

Durante a reunião o prefeito José Eduardo foi informado sobre a formação da nova diretoria do CONSEG de Guaíra. Os novos integrantes foram indicados pelos membros natos do conselho em reunião realizada no último dia 10 de novembro.

A diretoria do CONSEG ficou composta da seguinte forma:

– Presidente – Antonio Alves Mendonça

– Vice-presidente – Carlos Umberto Nogueira de Almeida

– 1º Secretário – Esmeraldo Palhares Alves

– 2º Secretário – Sebastião Henrique de Vasconcelos Neto

– Diretor Social e de Assuntos Comunitários – Paulo Sérgio da Silva

Na ocasião o Diretor de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, José Reinaldo dos Santos Júnior, informou a intenção da Administração Municipal em estar reativando as associações de bairros em Guaíra, uma importante ferramenta para o sucesso para as ações do CONSEG.

Os objetivos do CONSEG são:

• Integrar a comunidade com as autoridades policiais, com as ações que resultem na melhoria da qualidade de vida da população;
• A comunidade propor às autoridades as definições de prioridade na Segurança Pública na sua região;
• Articular a comunidade visando a prevenção e a solução de problemas ambientais e Sociais;
• Fazer com que a comunidade interaja com as unidades policiais tendo em vista a resolução de seus problemas.

No próximo dia 18 de dezembro, às 19 h, no Centro Comunitário do Bairro Aniceto Carlos Nogueira acontecerá a primeira reunião da nova diretoria do CONSEG onde será definido o calendário de reuniões da entidade para o ano de 2020. Todos os bairros de Guaíra serão atendidos pelo conselho. Toda a comunidade está convidada a participar.