Skip to content
E-mail
secretaria@guaira.sp.gov.br
Horário de Funcionamento
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

Continuam baixas as coberturas vacinais de Influenza e Sarampo

Publicado sexta-feira, 13 de maio de 2022

A vacinação contra a Influenza (gripe) continua com baixa adesão, sendo que dentre os públicos contemplados com o direito de tomar o imunizante gratuitamente, a menor adesão ocorre no segmento das puérperas, mulheres que deram à luz há 45 dias ou menos, 15%.

Com as temperaturas caindo, nos últimos dias, a tendência é que as pessoas passem a se aglomerar em espaços fechados, seja no trabalho, diversão, ou mesmo, em casa. Muita gente em local fechado é o cenário ideal para a proliferação de diversos patógenos, e entre estes, Influenza e Sarampo.

A vacina da Influenza aplicada pelo SUS, produzida pelo Instituto Butantan, cria imunidade para as cepas H1N1, H3N2 Darwin e B Victoria, esta última que a OMS – Organização Mundial de Saúde – entende que será a mais frequente este ano.

No caso do Sarampo, a situação não é diferente, com um público alvo focado nas crianças maiores de seis meses e menores de 5 anos, foram aplicadas até, quinta-feira, dia 12, apenas 719 doses o que perfaz um percentual de mais ou menos de 30% , sendo a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde uma cobertura de 95%.

Neste sentido, com a variação climática e casos de sarampo voltando a ser registrados no país, a Diretoria de Saúde do Município conclama que todos os públicos contemplados com vacinas compareçam às USFs- Unidades de Saúde da Família – de sua referência para tomar os imunizantes.

Já constam no cronograma a vacina da influenza, trabalhadores de saúde, idosos, gestantes, puérperas, profissionais educação e portadores de comorbidades (doenças crônicas).

A partir de 16 maio, segunda-feira, começam a receber as doses contra a Influenza: caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

A meta da Influenza é vacinar 90% de cada um dos grupos prioritários.

 

Cobertura vacinal da Influenza até quinta-feira, dia 12 de maio

Trabalhadores de saúde- 662 doses (69%)

Idosos- 4.441 doses (66,6%)

Gestantes- 71 doses (19,5%)

Crianças- 771 doses (32,2%)

Puérperas- 09 doses (15%)

Profissionais Educação- 119 doses (26,3%)

Comorbidades- 141 doses (6,3%)