secretaria@guaira.sp.gov.br
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

É proibido descartar pilhas no lixo doméstico

Publicado segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Em dezembro de 2020 a Fiscalização de Posturas do município promoveu nova notificação orientadora de estabelecimentos comerciais que trabalham com a venda e a assistência técnica de telefones celulares, incluindo-se as lojas de departamentos, pois de acordo com a Lei Ordinária Municipal nº 2.275, de 07 de novembro de 2007, é obrigatória para estes a colocação de cestas (recipientes) para coleta de pilhas e baterias.

De acordo com a lei municipal, os recipientes devem ficar em local de fácil acesso e visualização dos consumidores, de preferência próximo à entrada dos estabelecimentos e devem conter aviso informando sobre o depósito de pilhas e baterias.

Cabe, portanto ao consumidor o descarte das pilhas e baterias, inclusive de telefones celulares, nos estabelecimentos comerciais, que por sua vez são obrigados a receber os produtos e envia-los de volta ao fabricante para se dar a destinação adequada aos “dejetos”, ficando expressamente proibido o envio dos mesmos ao aterro sanitário, igarapés e lixeiras da cidade. Em 2019 a Usina Colorado colaborou com a retirada de 130 kg deste material, enviando-os para destinação correta.

A Fiscalização de Posturas ressalta que além da pena de advertência, os estabelecimentos cuja logística reversa é obrigatória por força da lei municipal, podem ser multados em caso de descumprimento.

A seguir a lista de alguns dos estabelecimentos pontos de coleta de pilhas e baterias:

• DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE – ZOOLÓGICO MUNICIPAL
  • LOJAS CEM
  • LOJAS PERNAMBUCANAS
  • MAGAZINE LUIZA
  • SUPERMERCADO CARDOSO
  • SUPERMERCADO COMPRE BEM
  • SUPERMERCADO D&D EMPÓRIO DA CERVEJA
  • SUPERMERCADO MURAISHI
  • SUPERMERCADO MUTIRÃO LOJAS 1 E 2
  • SUPERMERCADO SÃO JOSÉ

Para saber mais sobre posturas municipais ligue 17.3331.5865, envie mensagem para o e-mail: posturas@guaira.sp.gov.br ou pessoalmente no Ganha Tempo “Antonio de Jesus Marques”, localizado na Rua 8 nº 221 Centro.