secretaria@guaira.sp.gov.br
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

FAZER MUITO EM POUCO TEMPO: EDVALDO MORAIS MOBILIZA PREFEITOS DA REGIÃO POR MAIS SEGURANÇA NA ÁREA RURAL, COMBATE ÀS QUEIMADAS E DUPLICAÇÃO DA ASSIS CHATEUBRIAND

Publicado quarta-feira, 21 de julho de 2021

Na manhã desta quarta-feira, 21, o prefeito Edvaldo Morais recebeu em seu gabinete, prefeitos de cidades vizinhas para organizar uma “Frente de Chefes de Executivos” para um trabalho em conjunto destinado a  garantir mais segurança na área rural e encaminhar pautas de interesse mútuo para o Governo do Estado; entre as quais e especialmente, a duplicação da Rodovia Assis Chateaubriand.

Participaram do encontro  em Guaíra a prefeita de Barretos, Paula Oliveira Lemos; os prefeitos  de Ipuã, Ronywerton Marcelo Alves Pereira; e Miguelópolis, Naim Miguel Neto;  e representando  o prefeito Vinícius Cruz de Castro, de Morro Agudo,  o Secretário de Governo, Rogério Chiarot. Os prefeitos de Colina, Dieb Taha; e de Ituverava, Luiz Antônio Araújo; em virtude de compromissos já assumidos, não puderam estar presentes.

Um dos assuntos colocados em discussão por Edvaldo Morais foi a  questão da segurança na zona rural e, nesta época do ano, o combate às queimadas e focos de incêndio. Durante o encontro  ficou definido que os prefeitos  vão mobilizar seus departamentos de segurança para integrar todos os sistemas de monitoramento, inclusive com a participação de grandes empresas, como as usinas; para localizar focos de incêndio propiciando o combate precoce e também para identificar os possíveis responsáveis pelo início do sinistro. “Não são os animais que colocam fogo na palhada, na lavoura. São pessoas que fazem isso e com o sistema integrado de monitoramento em todos os municípios da nossa região, poderemos identificar os autores desses incêndios. Estamos vivendo a maior seca dos últimos cem anos e ainda veio a geada que queimou grande parte das lavouras, aumentando o risco de grandes incêndios. Não podemos deixar isso acontecer”, comentou Edvaldo Morais.

Segurança

Com a união das forças de segurança, a Frente de Prefeitos, também espera reduzir, drasticamente, o número de furtos e assaltos na região. Um exemplo é o problema dos furtos de veículos, quando os criminosos transitam pelas estradas da região. “Se todos os municípios estiverem unidos, esse veículo poderá ser rastreado, enquanto transita por nossas rodovias, ou se for escondido em alguma propriedade rural ou lá colocado para desmanche. Juntos poderemos levar mais segurança para a população de todos o municípios envolvidos”, comentou Morais.

Unidade Aérea de Segurança Pública de Guaíra chamou atenção dos prefeitos

Durante a troca de experiências entre os prefeitos, os chefes do executivo demonstraram bastante interesse pela Unidade Aérea de Segurança Pública  que está sendo implantada pelo prefeito Edvaldo Morais em  Guaíra por meio da  aquisição de drones de última geração para as forças de segurança. “Com a patrulha rural, o policiamento ostensivo e preventivo da Polícia Militar, o patrulhamento feito pela Guarda Civil Municipal, e o serviço de inteligência da Polícia Civil e o aparato  de alta tecnologia dos drones, o combate a atos ilícitos no perímetro urbano e na zona rural terá resultados muito mais expressivos e essa experiência será levada e possivelmente adotada em todos os municípios da região”, comentou Morais.

Assis Chateaubriand

Os prefeitos também fecharam acordo e na próxima segunda-feira, dia 26, em Barretos, em caravana, levarão ao Vice-Governador, Rodrigo Garcia ,que participará de um evento na cidade vizinha, ofícios solicitando a duplicação da Rodovia Assis Chateubriand, no trecho entre Barretos e Miguelópolis, passando por Guaíra. “Essa rodovia é uma das mais importantes do Estado de São Paulo e essencial para o escoamento da produção agrícola da região. Além do trânsito de trabalhadores para as empresas existentes na  região , que é intenso. Certamente  tanto o vice-governador Rodrigo Garcia, quanto o governador João Dória,  ficarão  sensibilizados  com nosso  pleito e atenderão essa importante reivindicação coletiva”, salientou Edvaldo. Durante a visita do Vice Governador, na semana que vem,  também será apresentado por Edvaldo Morais e pelo prefeito de Morro Agudo, Vinícius Cruz de Castro, o projeto da pavimentação dos 22 quilômetros  da vicinal de terra que liga os dois municípios. A obra está estimada em quase R$ 50 milhões.

Governo Municipal 2021

Fazer muito em pouco tempo