secretaria@guaira.sp.gov.br
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

FAZER MUITO EM POUCO TEMPO: FUNDO SOCIAL E PROFISSIONAIS DE SAÚDE SE REÚNEM PARA TRATAR DO PROJETO “Mamãe/Bebê”

Publicado quinta-feira, 10 de junho de 2021

Em virtude da Pandemia o projeto “Mamãe/Bebê” deixou de realizar os cursos e os encontros com as gestantes para orientações sobre os cuidados durante o período gestacional e no pós-parto e da melhor forma de cuidar da criança, principalmente para as mamães de “primeira viagem”. Essas orientações têm sido passadas às gestantes durante o pré-natal feito nas Unidades de Saúde da Família.
Para tratar do assunto , a Presidente do Fundo Social, primeira-dama Vitória Morais, promoveu na tarde dessa quarta-feira, 09 de junho, um encontro com profissionais da saúde que confirmaram a orientação para que o Fundo não realize os cursos com as gestantes, principalmente nesta fase da pandemia, quando o número de pessoas contaminadas, infelizmente, está em elevação e grande parte da população ainda não teve acesso às vacinas contra a COVID-19.
Além da Presidente do fundo, participaram do encontro a assessora do Fundo, Ana Amélia Pimentel Martins; a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Cecília Ávila Santana;a assistente social da USF “Agnaldo Soares Barbosa” (USF João Vaccaro), Greicielli dos Santos Firmino;a médica obstetra e ginecologista, Dra. Tainara Menchete;as chefes da USFs, “José Adalberto Lelis” (Tonico Garcia), Jane Cristina Elói; “José Vilela Junqueira” (Vila Aparecida), Vanessa Inácio Gonçalves dos Santos; “Agnaldo Soares Barbosa” (João Vaccaro), Karina Aparecida Jaculi;a enfermeira Priscila Lelis Henrique, e a Chefe da Atenção Básica, Silvana Borges Oliveira Lima. “Nós temos que preservar a saúde da população, e neste caso principalmente das futuras mamães, por isso estamos acatando as recomendações dos profissionais de saúde e não iremos promover os cursos como amamentação e cuidados com a saúde das grávidas e dos bebês, por exemplo, em virtude da pandemia, mas continuaremos fornecendo os kits às gestantes em situação de vulnerabilidade social”, explicou Vitória Morais.Em relação aos kits fornecidos às gestantes, o Fundo Social está realizando a licitação para compra de mais materiais, sendo que no momento está utilizando o material que estava em estoque, o que limita o fornecimento. “Nós vamos atender as mamães atendidas nos PSFs, mas que estejam em maior vulnerabilidade social. Temos que ter critérios rígidos para que este benefício chegue às pessoas que realmente estejam precisando”, finalizou a primeira-dama.
Os kits doados às futuras mamães são compostos de banheira, manta, toalha felpuda com capuz, macacão, meias, chupeta, mamadeira, termômetro digital e lenço umedecido. São beneficiadas grávidas que estejam na 37ª semana de gestação e que atendam aos critérios sociais para receber o benefício. Essas gestantes devem procurar suas unidades de saúde para solicitar o kit que será fornecido pelo Fundo Social.

Governo Municipal 2021
Fazer muito em pouco tempo