Skip to content
E-mail
secretaria@guaira.sp.gov.br
Ouvidoria
0800 941-1000
Horário de Funcionamento
Seg - Sex 10:00 - 16:00
Notí­cias

GOVERNAR CERTO; SEMPRE E COM TRANSPARÊNCIA: DEAGUA IMPLANTA RODÍZIO DE POÇOS PARA GARANTIR ABASTECIMENTO DURANTE ESTIAGEM

Publicado quinta-feira, 30 de julho de 2020

 

O DEAGUA, Departamento de Esgoto e Água de Guaíra, iniciou nesta quinta-feira um sistema de rodízio para funcionamento dos poços profundos que produzem água para a população. A medida foi tomada em decorrência do alto consumo e pela longa estiagem, ou seja, período sem chuvas, pela qual passa o município e toda região.
De acordo com o planejamento da autarquia tanto o Poço “Alcineu Eleodoro”, no Bairro Tonico Garcia, quanto o poço da Avenida 5, no Bairro Santo Antonio, trabalharão 12 horas por dia, em períodos alternados, ou seja, enquanto um estiver desligado o outro estará em funcionamento. Esse sistema de rodízio possibilitará a “recarga” dos poços.

Hoje tanto os poços quanto o Ribeirão do Jardim, onde acontece a captação da ETA, Estação de Tratamento de Água, estão com níveis baixos, necessitando dessas pausas para que o volume de água seja recomposto. “Neste período, em virtude da estiagem, a cidade tem mais poeira, o que ocasiona mais lavações residenciais por parte dos moradores. Outro problema também é que com a pandemia as crianças estão ficando em casa, o que demanda mais banhos, limpeza, lavação de roupas e uma série de ações que impactam no consumo de água pela população”, explicou o diretor do DEAGUA, Lucas Froner. “Governamos certo, sempre e com absoluta transparência. Esta é a orientação do prefeito José Eduardo Lelis. Estamos fazendo a nossa parte mas precisamos da colaboração da população”, completou o diretor do departamento.

O sistema de rodízio de produção de água implementado pelo DEAGUA à partir desta quinta-feira prevê que os postos trabalhem da seguinte forma:

Poço da Avenida 5

0h às 6h Em funcionamento
6h às 12h Intervalo de recarga
12h às 18h Em funcionamento
18h às 0h Intervalo de recarga

Poço do Tonico Garcia

22h às 6h Intervalo de recarga
6h às 13h Em funcionamento
13h às 17h Intervalo de recarga
17h às 22h Em funcionamento

Com esse sistema de abastecimento poderá haver a redução da pressão da água que chega às residências, bem como, caso não haja economia por parte da população, eventualmente, poderá acontecer a interrupção no fornecimento. “O pessoal do centro e da região conhecida como baixada, dificilmente, em virtude da gravidade, ficará sem água. Por isso solicitamos que façam economia, pois muitas vezes a água que é usada de forma desmedida ou até com desperdício, poderá faltar para os moradores das regiões mais altas da cidade”, ressaltou Lucas Froner.

A previsão é para que o sistema de rodízio de funcionamentos dos poços profundos do município perdure por 30 dias, podendo ser ampliado esse prazo, caso não haja uma melhora nos níveis de captação de água.