secretaria@guaira.sp.gov.br

Guaira registra 12 casos de Dengue em 2020

Publicado sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

A Secretaria Municipal de Saúde permanece em estado de alerta

Secretaria de Saúde de Guaira , por meio do Departamento de Controle de Endemias  divulgou nesta  sexta-feira (21) os números de casos positivos de Dengue

Nesses dois meses do ano, janeiro e fevereiro, foram confirmados 12  casos positivos de dengue.  Nesse período não houve nenhum caso de Zika  e dengue Hemorrágica.

De acordo com informações do Departamento de Controle e Endemias  as medidas de combate e prevenção  estão sendo adotadas nos bairros das vítimas, com bloqueios e  intensificação da eliminação de criadouros.

A ação, chamada de bloqueio, está sendo feitas assim que a notificação da suspeita é  registrada. E de forma preventiva, a administração púbica tem adotadas medidas necessárias desde a notificação suspeita.

Desde o ano passado, a Prefeitura intensificou as ações de combate, prevenção e conscientização. As atividades envolvem mutirões da limpeza, bloqueios  e  visitas domiciliares.

Como evitar a dengue?

A proliferação de larvas ocorre geralmente em vasos de plantas, garrafas PET, potes plásticos, calhas, lajes, piscinas e pneus. Além de toldos, entulhos e sucatas. A única proteção contra a dengue é a redução dos criadouros Aedes aegypti.

Principais formas de prevenção

• Deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente;
  • Retirar dos quintais objetos que acumulam água;
  • Cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto;
  • Eliminar pratos de vasos de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso;