Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2023

Horto Municipal distribui gratuitamente mudas de árvores urbanas

Para quem necessita de grandes quantidades para o reflorestamento, o Horto fornece mudas adequadas por preços acessíveis

Horto Municipal distribui gratuitamente mudas de árvores urbanas

O Horto Municipal de Guaíra distribui mudas de árvores para plantio urbano gratuitamente para a população. Os interessados em fazer o plantio têm à disposição diversas espécies, como Aroeira do Cerrado, Ipê amarelo, Jabuticaba, Amora, Pitanga, Maria Pobre, Jatobá e muitas outras, totalizando mais de 35 espécies diferentes. Atualmente, o horto possui um estoque de mais de 20 mil mudas, incluindo as espécies mencionadas.

O horto que já funciona há 20 anos já distribuiu milhares de mudas para os moradores da cidade e agricultores, para ações de reflorestamento.

Atualmente Guaíra está que engajada em aumentar a cobertura vegetal na zona urbana com o intento de melhorar a qualidade do ambiente, seja pela absorção de poluentes, ou pela sombra proporcionada, que se em volume considerável, contribui, até para melhorar o microclima, fazendo baixar a temperatura e aumentando a umidade do ar.

Além destes, outros benefícios são proporcionados pelas árvores urbanas, como a captação da chuva, fazendo a água penetrar gradualmente no solo, o que contribui para amenizar efeitos de grandes enxurradas, bem como auxilia na carga perene dos lençóis subterrâneos. Isso sem falar na criação de habitats para diversas espécies de animais, especialmente aves.

Nesse sentido, a Prefeitura de Guaíra tem investido em ações como essa para conscientizar os cidadãos sobre a importância da preservação do meio ambiente e do plantio de árvores no passeio público.

Assim, a administração, numa ação da Diretoria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente mantém a distribuição gratuita de mudas como uma forma de incentivar a população a participar ativamente dessas ações, realizando o plantio em suas próprias residências, escolas, empresas, dentre outros espaços.

A distribuição gratuita de mudas é uma excelente oportunidade para que os cidadãos de Guaíra possam contribuir de forma direta para a preservação do meio ambiente e melhoria nas condições ambientais urbanas.

As mudas podem ser obtidas no Horto Municipal, que fica  no Anel Viário "Julio Rubim", antigo matadouro.

As mudas disponibilizadas são adequadas ao plantio urbano, possuem troncos e raízes que não danificam o passeio público e não prejudicam a estrutura de imóveis ou tubulações de água e esgoto.

Mudas indicadas para serem plantadas em calçadas, contribuindo assim para o embelezamento da cidade e fornecendo sombra e frescor aos pedestres.

Reflorestamento Rural

Além disso, a Diretoria de Agricultura também possui mudas disponíveis para o reflorestamento. Essas são voltadas principalmente para os produtores rurais que desejam investir na recuperação de áreas degradadas ou no plantio de espécies nativas. O reflorestamento é fundamental para a preservação do meio ambiente, fornecendo habitat para a fauna, ajudando a regular o clima e protegendo os recursos hídricos.

As mudas para o reflorestamento, por se tratar de grandes volumes, são comercializadas, porém a preços acessíveis.  São mudas selecionadas e de alta qualidade, garantindo assim o sucesso do plantio. A variedade de espécies é grande, permitindo que cada interessado encontre a muda mais adequada às suas necessidades e preferências.

No caso de recuperação de áreas rurais, de grande extensão, o interessado deve procurar, também, o Horto Municipal, no endereço já descrito.

Lá, os interessados serão orientados sobre as espécies disponíveis, receberão informações sobre o plantio e cuidados necessários, e poderão fazer a compra das mudas desejadas.

“É importante ressaltar que o plantio de árvores é uma ação fundamental para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. Além de proporcionarem sombra e abrigo para animais, as árvores auxiliam na redução da poluição do ar, na absorção do dióxido de carbono, no controle de enchentes e na melhoria da umidade do ar ", comenta a Diretora Municipal de Agricultura Elynês Antonelli.