Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 09 de Agosto de 2023

Lobo-Guará órfão e ferido é acolhido pelo Zoológico de Guaíra

Lobo-Guará órfão e ferido é acolhido pelo Zoológico de Guaíra

Um filhote de lobo-guará resgatado no município de Ipuã, foi encaminhado ao Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco, em Guaíra, na última terça-feira, dia 8 de agosto. Infelizmente, o bicho foi encontrado junto à sua mãe e outro filhote, ambos mortos por atropelamento. A Polícia Ambiental de Ituverava encaminhou o animal ao zôo de Guaíra, que é a única instituição na região capaz de acolher e cuidar de animais silvestres resgatados.
Assim que chegou ao zoológico, a equipe técnica já providenciou os devidos cuidados ao filhote de lobo-guará. Foram realizados exames, como radiografias, que confirmaram a existência de uma fratura e algumas lesões na região da boca. Agora, o animal será encaminhado a outros exames no município de Ituverava, onde o zoológico de Guaíra possui um convênio com o hospital veterinário.
A equipe do zoológico está se desdobrando para fornecer os melhores cuidados possíveis para o pequeno lobo. O objetivo é garantir sua recuperação e bem-estar, assim como é feito com todos os animais resgatados que chegam ao zoológico. No entanto, a triste realidade é que, certamente, por ser filhote, este animal possivelmente ficará em cativeiro e não poderá ser devolvido à natureza.
Embora seja uma situação desfavorável, é importante destacar a importância do trabalho realizado pelo zoológico de Guaíra e pela Polícia Ambiental. Essas instituições desempenham um papel fundamental na proteção e preservação da fauna silvestre, acolhendo e cuidando de animais que foram vítimas de acidentes, maus-tratos ou outras circunstâncias adversas.
Além disso, é essencial promover a conscientização sobre a preservação dos habitats naturais e a redução de ocorrências de atropelamentos e outras ameaças à vida selvagem. Somente com ações conjuntas de autoridades, instituições e a população é possível garantir a sobrevivência dessas espécies tão importantes para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico.

Lobo-Guará

O  lobo-guará está ameaçado de extinção no Brasil. Ele é classificado como "vulnerável" na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e como "em perigo" no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção.
A perda de habitats naturais devido ao desmatamento, além da caça ilegal, são as principais ameaças enfrentadas pelo lobo-guará. A falta de áreas protegidas adequadas para sua conservação também é um fator preocupante.
Para tentar reverter esse quadro, várias iniciativas de conservação estão em andamento, como a criação de unidades de conservação, programas de reintrodução em áreas protegidas e ações de conscientização pública sobre a importância da preservação da espécie.