Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 20 de Setembro de 2023

Prefeitura inicia construção de viveiros da Onça e Imersão de Pássaros

Prefeitura inicia construção de viveiros da Onça e Imersão de Pássaros

O Zoológico Municipal Joaquim Garcia Franco está se transformando em um local digno de rota turística. Depois de mais de 20 anos, o espaço está recebendo novas obras, para se adequar e dar mais conforto aos animais que ali se encontram.

Está em fase de finalização o novo recinto para antas, capivaras e pacas e teve início nesta semana a construção dos viveiros de Imersão de Aves e também para onça parda. Os recursos utilizados para as modificações são oriundos do programa MIT (Município de interesse turístico) e do tesouro municipal.

A grande novidade será o local das aves, já que as pessoas poderão interagir com os pássaros, sempre priorizando o bem-estar e uma ambientação bem próxima da vida selvagem.

O prefeito Junão ressaltou o trabalho que a gestão tem feito para que Guaíra tenha o seu destaque turístico. “Nosso objetivo é colocar Guaíra no destaque turístico regional e ainda zelar pelos animais que vivem no nosso Zoo, dando conforto e bem-estar para eles. Com isso, nossas crianças e adultos terão um local agradável e interessante para os passeios em família”, disse o Chefe do Executivo.

De acordo com a chefe do Dep. de Meio Ambiente, Estefane Siqueira, com as construções, o Zoo está caminhando para se tornar um bioparque e poder acolher mais animais. “Outras espécies poderão vir, como lobo guará, tamanduá-mirim, seriema, gato do mato e jaguatirica. Também estão por vir outras obras, como o borboletário da Mata Atlântica e o meliponário (abelhas sem ferrão), apoiados pela Barenbrug e Bayer. Com a iniciativa da gestão do prefeito Junão, e esse bom relacionamento para a vinda de parcerias, transformaremos o nosso Zoo em um espaço adequado para os animais e muito divertido e atrativo para turistas, principalmente às crianças”, comemorou.

RECINTO DAS ANTAS

Está sendo construída uma maternidade com local para descanso e um grande lago com 1,5 metros de profundidade para as Antas e Capivaras; tudo com recurso próprio do município, totalizando R$ 115.783,82. A anta, provavelmente, será cedida pelo zoológico de São José do Rio Preto e as capivaras já compõem o plantel local.

VIVEIRO DA ONÇA PARDA

Uma demanda antiga do Zoo de Guaíra: um espaço adequado e confortável para abrigar as onças. Agora, a administração municipal iniciou a construção de um viveiro específico para grandes felinos, estimado no valor de R$ 247.005,60 (R$ 146.214,79 em recursos estaduais, com contrapartida municipal de R$ 100.790,81) e que contará com um lago e locais para refúgio para evitar o stress e melhorar a qualidade de vida do animal.

VIVEIRO DE IMERSÃO DE AVES

Um recinto de última geração que integrará as pessoas com a natureza. As crianças poderão entrar e interagir com as aves, principalmente os papagaios e as araras. Obra orçada em R$ 704.010,30, sendo R$ 468.859,17 do Estado e restante da prefeitura (R$ 235.151,13).