Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 05 de Outubro de 2023

Zoológico de Guaíra recebe jaguatirica; uma novidade para o município

Tarê já está passando por um período de adaptação ao viveiro, até a reabertura do zoológico para visitação.

Zoológico de Guaíra recebe jaguatirica; uma novidade para o município

O Zoológico Municipal “Joaquim Garcia Franco” acaba de receber uma espécie de jaguatirica (Leopardus pardalis) para compor o seu plantel.  Carinhosamente apelidado de Tarê, o macho adulto, de aproximadamente 10 anos, veio através de transferência do bosque “Fábio Barreto”, de Ribeirão Preto.

Essa transferência faz parte da reestruturação do Zoo guairense, que visa abrigar mais espécies, e também porque está com um espaço melhor para abrir o felino, inclusive com a construção de uma ala de cabeamento.

“O Tarê chegou para fazer parte da família Zoo Guaíra e encantar ainda mais nossos turistas, nossas crianças. Aqui, ele estará em um espaço maior e mais adequado. Lembrando que esta jaguatirica é de cativeiro e não possui condições de reabilitação no habitat natural. Quando o animal tem essa condição de ser reintroduzido na natureza, a gente faz todo esse trabalho. Inclusive, temos exemplos de cachorros do mato, que serão reintroduzidos na próxima semana, após serem resgatados e cuidados pela nossa equipe”, afirma a chefe do Meio Ambiente, Estefane Siqueira.

MAIS NOVIDADES

Recinto das onças em construção

Uma demanda antiga do Zoo de Guaíra: um espaço adequado e confortável para abrigar as onças. A administração municipal iniciou a construção de um viveiro específico para grandes felinos, estimado no valor de R$ 247.005,60 (R$ 146.214,79 em recursos estaduais, com contrapartida municipal de R$ 100.790,81) e que contará com um lago e locais para refúgio para evitar o stress e melhorar a qualidade de vida do animal.

Prefeitura também iniciou a construção do Viveiro de Imersão de Aves, que será o maior do Estado

Outra novidade é o recinto de Imersão de Aves, que será o maior do Estado e de última geração, integrando as pessoas com a natureza. As crianças poderão entrar e interagir com as aves, principalmente os papagaios e as araras. Obra orçada em R$ 704.010,30, sendo R$ 468.859,17 do Estado e restante da prefeitura (R$ 235.151,13).