Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 24 de Outubro de 2023

Zoo de Guaíra recebe mais uma novidade para seu plantel: a anta “Caju”

Zoo de Guaíra recebe mais uma novidade para seu plantel: a anta “Caju”

O Zoológico Joaquim Garcia Franco recebeu hoje, terça-feira, dia 24, um novo morador muito especial: a anta “Caju”. Com três anos de idade, Caju nasceu em cativeiro no Zoológico de São José do Rio Preto e agora se juntou ao Zoológico de Guaíra para contribuir com os esforços de preservação dessa espécie ameaçada de extinção.
A Anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Elas podem chegar a pesar até 300kg e possuem hábitos solitários e noturnos. São herbívoras, alimentando-se principalmente de folhas e frutas, por isso são consideradas as "jardineiras da floresta".
Infelizmente, apesar de sua importância ecológica, as antas enfrentam diversas ameaças que as colocam em risco de extinção. A caça, o desmatamento, a fragmentação e a alteração de habitat são os principais desafios enfrentados por esses animais.
A Prefeitura de Guaíra está empenhada em transformar o Zoológico local em um Bioparque, um espaço que visa a conservação da biodiversidade e a educação ambiental. Com um investimento de R$ 102 mil, o recinto destinado à Anta Caju foi construído e tem como objetivo não apenas oferecer uma área adequada para a sua habitação, mas também promover a reprodução da espécie.
Além disso, a intenção é que o recinto abrigue outras antas e capivaras, ampliando o papel do zoológico como centro de preservação e reprodução. O zoo local espera fazer parceria com outros centros de proteção ambiental maiores para proporcionar à prole resultante participar de projetos de reintegração à natureza.
Além da chegada da anta, o Zoológico está construindo um recinto inovador, que será o maior de imersão de aves no estado de São Paulo. Nessa modalidade, as pessoas poderão entrar no grande viveiro e ter uma experiência mais próxima do ambiente natural das aves, promovendo uma maior conscientização e apreço pela fauna e flora que nos cercam.