.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 24 de Outubro de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoo de Guaíra recebe mais uma novidade para seu plantel: a anta “Caju”

O Zoológico Joaquim Garcia Franco recebeu hoje, terça-feira, dia 24, um novo morador muito especial: a anta “Caju”. Com três anos de idade, Caju nasceu em cativeiro no Zoológico de São José do Rio Preto


Zoo de Guaíra recebe mais uma novidade para seu plantel: a anta “Caju”


O Zoológico Joaquim Garcia Franco recebeu hoje, terça-feira, dia 24, um novo morador muito especial: a anta “Caju”. Com três anos de idade, Caju nasceu em cativeiro no Zoológico de São José do Rio Preto e agora se juntou ao Zoológico de Guaíra para contribuir com os esforços de preservação dessa espécie ameaçada de extinção.
A Anta é o maior mamífero terrestre da América do Sul. Elas podem chegar a pesar até 300kg e possuem hábitos solitários e noturnos. São herbívoras, alimentando-se principalmente de folhas e frutas, por isso são consideradas as "jardineiras da floresta".
Infelizmente, apesar de sua importância ecológica, as antas enfrentam diversas ameaças que as colocam em risco de extinção. A caça, o desmatamento, a fragmentação e a alteração de habitat são os principais desafios enfrentados por esses animais.
A Prefeitura de Guaíra está empenhada em transformar o Zoológico local em um Bioparque, um espaço que visa a conservação da biodiversidade e a educação ambiental. Com um investimento de R$ 102 mil, o recinto destinado à Anta Caju foi construído e tem como objetivo não apenas oferecer uma área adequada para a sua habitação, mas também promover a reprodução da espécie.
Além disso, a intenção é que o recinto abrigue outras antas e capivaras, ampliando o papel do zoológico como centro de preservação e reprodução. O zoo local espera fazer parceria com outros centros de proteção ambiental maiores para proporcionar à prole resultante participar de projetos de reintegração à natureza.
Além da chegada da anta, o Zoológico está construindo um recinto inovador, que será o maior de imersão de aves no estado de São Paulo. Nessa modalidade, as pessoas poderão entrar no grande viveiro e ter uma experiência mais próxima do ambiente natural das aves, promovendo uma maior conscientização e apreço pela fauna e flora que nos cercam.
“É fundamental que continuemos apoiando iniciativas como essa, que visam a proteção da fauna e flora, contribuindo para a manutenção da biodiversidade e a preservação do nosso meio ambiente. Somente assim poderemos garantir um futuro sustentável para as gerações presentes e futuras”, endossou o Prefeito Junão.

Facebook Twitter WhatsApp Imprimir

322 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.