Administração - Terça-feira, 14 de Novembro de 2023

Cursos de beleza e culinária marcam Dia da Consciência Negra

Cursos ocorrem no dia da Consciência Negra na , a Unidade de Atendimento à Família "Claudinei Ferreira Tosta - Ney Tosta"

Cursos de beleza e culinária marcam Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro, em comemoração ao Dia da Consciência Negra, a Unidade de Atendimento à Família "Claudinei Ferreira Tosta - Ney Tosta" estará promovendo cursos especiais. Com duração de 4 horas, das 13h às 17h, serão disponibilizados cursos de Culinária Kenga, Auto Maquiagem e Tranças.

A unidade Ney Tosta  fica na na Rua 46, entre Avenida 21 e 25, no Multirão 2.

Para o curso de Culinária Kenga, as ministrantes serão Rabs Miranda e Regina Spinele. Já para o curso de Auto Maquiagem, a ministrante será Marizilda Dionísio. E o curso de Tranças, será ministrado por Daiana Heloisa.

É importante ressaltar que os participantes do curso de Auto Maquiagem devem levar sua própria maquiagem.

Esses cursos têm como objetivo promover a valorização da cultura negra e incentivar o empoderamento afro-brasileiro. Ao oferecer atividades relacionadas à culinária, maquiagem e tranças, busca-se explorar e resgatar práticas tradicionais e conhecimentos compartilhados pela comunidade negra.

A culinária Kenga, por exemplo, tem suas raízes na culinária africana e representa uma importante contribuição para a gastronomia brasileira. Combina as comidas tradicionais do continente africano, mais especificamente de Angola. Ela incorpora influências das culturas africanas, portuguesas e brasileiras, resultando em uma culinária única e saborosa.

Já o curso de Auto Maquiagem visa ensinar técnicas de maquiagem específicas para a pele negra, ressaltando a importância de usar produtos adequados e valorizando a beleza afrodescendente.

O curso de Tranças abordará uma técnica milenar de embelezamento capilar, tradicionalmente utilizada por mulheres negras. Através deste curso, os participantes aprenderão diferentes tipos de tranças, suas origens culturais e as diversas possibilidades de penteados.

Dessa forma, no dia 20 de novembro, além de comemorar o Dia da Consciência Negra, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos valiosos, aprender novas habilidades e contribuir para a valorização da identidade afro-brasileira.

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
O incremento na programação da Semana da Consciência Negra começa no dia 19 de novembro com um dia repleto de atividades culturais e de conscientização.
Começa com o “Torneio da Amizade”, evento que também contará com apresentações de pagode, que animarão o público a partir das 14h.
O local escolhido para sediar as atividades é o Centro Comunitário do Mutirão 3, (Etelvina Santana). Situado na Rua 46, esquina com a Avenida 35 A.
Além do Torneio da Amizade e do pagode, outras atrações ocorrem no mesmo dia. Na unidade de atendimento do Mutirão 2 o público poderá desfrutar das apresentações do Grupo Falaê, MDR Missão de Rua, DJ Viola, Maestro do Caos e Samba de Candeia.
A Semana da Consciência Negra é uma imprescindível data para a valorização da cultura afro-brasileira e nesse sentido outra importante programação são constituídas de ações na 1ª Feira Cultural do Livro “Geraldo Napolitano”, de 22 a 24 de novembro com a apresentação de danças típicas, cortejo cultural e exposições em celebração a Semana da Consciência negra, na Casa de Cultura “Professor João Augusto de Mello”.

O objetivo central da Semana da Consciência Negra em Guaíra é reunir pessoas de diferentes origens e promover um ambiente de respeito, valorização e igualdade racial.

DANÇAS REGIONAIS

A professora de dança Alline da Silva está trazendo uma oportunidade única para os amantes da dança no mês de novembro. Ela estará ministrando workshops de danças regionais de origem africana, proporcionando aos participantes uma imersão na cultura e na história desses ritmos vibrantes.
A intenção é oferecer aos participantes a oportunidade de experimentar diferentes tipos de danças regionais, uma jornada de movimentos rítmicos e expressões corporais inspirados nessas tradições ancestrais.