Saúde - Quinta-feira, 18 de Agosto de 2022

Prefeitura promove 24ª Mês de Prevenção Às Deficiências

Extensa programação prevê: palestras, dinâmicas de grupo, teatro, rodas de conversa e evento municipal está inserido no Agosto Laranja, que é dedicado prevenção e à identificação de deficiências

Prefeitura promove  24ª Mês de Prevenção Às Deficiências

A Prefeitura mobilizou a Diretoria de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Diretoria Municipal de Saúde, além do Departamento de Esporte e Lazer, Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Com Deficiência (CMDPCD) e as entidades: Apae, Sogube, SOS e Asilo para a realização do 24º Mês Municipal de Prevenção Às Deficiências, com programação efetiva sendo executada de 19 a 31 de agosto.

Com enfoque na prevenção de deficiências, o conjunto de eventos visa conscientizar sobre a importância de alguns cuidados para diminuir a ocorrência de novas deficiências e a busca identificar os casos que necessitam de intervenção precoce. Outro viés concentra-se na orientação de toda população acerca da necessidade de facilitar o acesso dos PcDs e, também essencial, combater toda forma de preconceito com as deficiências.

O período foi escolhido porque, de 21 a 28 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sendo que o dia 22 de agosto é o Dia Nacional do Excepcional.

É irrefutável que, todos os temas abordados no Mês de Prevenção Às Deficiências devem ser aplicados no cotidiano, uma vez que de acordo com  Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 70% das deficiências poderiam ser evitadas com o trabalho de prevenção.

Confiram programação: