Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Guaíra, quarta-feira, 07 de dezembro de 2022 Telefone (17) 3332-5100

Atendimento Atendimento: De  Seg - Sex 10:00 - 16:00

Quar
07/12
Chuva
Máx 25 °C
Min 20 °C
Índice UV
13.0
Quin
08/12
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 18 °C
Índice UV
13.0
Sext
09/12
Parcialmente Nublado
Máx 31 °C
Min 17 °C
Índice UV
13.0
Sáb
10/12
Parcialmente Nublado
Máx 33 °C
Min 19 °C
Índice UV
13.0

Saúde - Terça-feira, 23 de Agosto de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Guaíra entra no enfrentamento a escorpiões

Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião no Estado de São Paulo” ocorre no período de 22 a 26 de agosto


Guaíra entra no enfrentamento a escorpiões

Esta semana a Divisão de Zoonoses do Estado de São Paulo está empenhando esforços nos Setores de Saúde e Assistência pela intensificação das ações e atividades de prevenção dos acidentes com escorpiões e seu atendimento oportuno (principalmente de crianças).

Na terça-feira, dia 23, os setores públicos envolvidos, em Guaíra, participarão de uma Roda de Conversa com tema Escorpião/Escorpionismo. Se o cidadão interessar, pode acompanhar, ao vivo das 14 às 17h, a transmissão pelo Zoom e YouTube, com especialistas de várias áreas sobre o tema de enfrentamento aos escorpiões no ambiente urbano: 

 https://www.youtube.com/channel/UC04bxzJ3IyLH-G_h0olHvHw  

 Quem tiver interesse em se aprofundar no assunto, também, pode acessar o PodCast: https://soundcloud.com/governosp/podcastdogovernosp-acidentes-com-escorpioes

Ou baixar o aplicativo com todas orientações de como evitar os acidentes com aracnídeos:

https://lirte.pesquisa.ufabc.edu.br/diversaoseria/quizle/

A semana preconiza a mobilização dos serviços e profissionais de saúde para fortalecimento das práticas e ações de prevenção de acidentes e atendimento adequado, especialmente, quando envolvem crianças. 

As ações a serem desenvolvidas serão integradas, contínuas, permanentes e direcionadas a todas as áreas que trabalham diretamente, ou que tenham interface com a ocorrência do escorpionismo ou o manejo ambiental e controle do escorpião. Como é o caso da Vigilância em Saúde, Setor de Zoonoses, Atenção Básica, emergências assistenciais, pontos estratégicos de soros antivenenos (PESA), referências terciárias, assistência farmacêutica, setor de meio ambiente, entre outros. 

Os profissionais devem se concentrar na prevenção da ocorrência de escorpiões nos espaços públicos e nas casas (parte interna e quintais), bem como orientar os responsáveis pelas crianças sobre as situações e sintomas que sugerem o acidente e sensibilizá-los de que, uma vez picada, a criança deve ser levada, imediatamente ao atendimento médico. 

A equipe local fará a otimização das atividades das equipes de saúde, para que sejam organizadas atividades de manejo ambiental integrado nos domicílios, ou seja, junto às visitas de rotina referente ao manejo ambiental para a prevenção de outras doenças.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

2 Visualizações

Voltar para a listagem de notícias

Portal da Transparencia

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 01/12/2022

Portal atualizado em: 07/12/2022 17:37:10

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.