.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Zoológico recebe casal de gato do mato

O Zoológico Joaquim Garcia Franco de Guaíra recebeu do CeMaCaS (Centro de Manejo de Animais Silvestres de São Paulo) um casal de gato-do-mato pequeno.


Zoológico recebe casal de gato do mato

Zoológico recebe casal de gato do mato

O Zoológico Joaquim Garcia Franco de Guaíra recebeu do CeMaCaS (Centro de Manejo de Animais Silvestres de São Paulo) um casal de gato-do-mato pequeno.
O gato-do-mato pequeno, também conhecido como Leoardus guttulus, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção no Brasil. Sua população está diminuindo drasticamente devido à destruição do seu habitat natural e à caça ilegal. Por isso, a presença desse casal no zoológico é de extrema importância para a sua conservação.
Ao receber esses animais órfãos, o zoológico de Guaíra cumpre um papel fundamental na proteção e preservação da fauna brasileira. O casal está recebendo cuidados especializados e logo estará em um ambiente que recria seu habitat natural.
Apesar de ser uma situação triste, em que esses animais perderam sua mãe precocemente, ter um local seguro e adequado para residir é essencial para sua sobrevivência. No zoológico, eles são protegidos de predadores e têm acesso a alimentação regular, o que garante seu bem-estar.
O tempo de observação é necessário para que os profissionais responsáveis possam acompanhar a adaptação dos animais ao novo ambiente e garantir que eles estejam saudáveis antes de serem expostos ao público. Essa medida é fundamental para evitar qualquer estresse ou risco à saúde desses felinos.
No futuro próximo, a população de Guaíra e visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto essa espécie magnífica e contribuir para sua conservação. O zoológico poderá fornecer informações educativas sobre a importância da preservação dos felinos ameaçados no Brasil e a necessidade de proteger seus habitats naturais.
Além disso, a visibilidade desses animais pode ajudar a sensibilizar as pessoas sobre a importância de adotar práticas de conservação e respeito ao meio ambiente. A perda de um animal como o gato-do-mato pequeno teria consequências drásticas para o ecossistema, uma vez que eles são responsáveis por controlar a população de pequenos vertebrados, como roedores.
Portanto, é essencial valorizar e apoiar o trabalho realizado pelo zoológico municipal de Guaíra. Ao acolher e cuidar desses animais em risco, desempenhando um papel crucial na preservação das espécies ameaçadas. A visita ao zoológico é uma oportunidade única de se aproximar dessa magnífica variedade da fauna brasileira e aprender sobre a importância da conservação da biodiversidade.
É o menor dos felinos das Américas, pouco maior que um gato doméstico, pesando entre 1,5 e 3,5 kg, medindo entre 38 e 55 cm. O macho é um pouco maior que a fêmea. São animais de hábitos noturnos, preferindo caçar após o entardecer e durante a noite toda.

394 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.