Cultura - Quarta-feira, 21 de Fevereiro de 2024

Voltaram as oficinas culturais

Aulas atendem público de mais de 1.250 pessoas, desde crianças de 3 anos até adultos de 90 anos

Voltaram as oficinas culturais

O Departamento de Cultura de Guaíra, com ênfase para o Museu Municipal "Maria Carolina Alves Lellis", informou a retomada das oficinas culturais nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro. Esse retorno às atividades culturais gratuitas é oferecido pela Prefeitura em parceria com a ACCOR - Associação de Desenvolvimento de Guaíra, com o intuito de fomentar a política pública da cultura, visando à inclusão cultural de todos os cidadãos.
Dentre as oficinas disponibilizadas estão as de acordeom, artesanato, balé, biscuit, capoeira, contrabaixo, dança de rua, dança de salão, teatro, danças regionais, desenhos, iniciação musical, jazz, pintura em tecido, viola caipira, violão e teclado. Essa diversidade de opções proporciona a oportunidade de desenvolvimento nas mais diversas áreas artísticas.
De acordo com Deise Garcia da Silva, chefe do Departamento de Cultura, a atual administração deu vida ao museu, buscando revitalizá-lo e torná-lo um local atrativo para a comunidade com a implementação de diversas atividades.
Além do Museu Maria Carolina Alves Lelis, o departamento disponibiliza oficinas em parceria com outros setores da gestão e em centros comunitários da cidade, como a Casa de Cultura Professor João Augusto de Mello, o Centro de Atendimento à Família "Claudinei Ferreira Tosta", o Fundo Social de Solidariedade e o bairro rural de São José do Albertópolis - Guaritá.
A descentralização das atividades culturais é uma política implementada pelo Departamento de Cultura, atendendo mais de 1.250 pessoas, desde crianças de 3 anos até adultos de 90 anos, em diversos bairros da cidade.
No momento, há vagas em aberto para as oficinas de balé, dança de salão, artesanato, capoeira, dança de rua (hip hop), teatro e danças regionais. Para as demais modalidades, existe uma lista de espera e os interessados podem procurar a sede da ACCOR, na Rua 8, nº 659, esquina com a Avenida 13, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, sendo necessário levar a identidade da pessoa que pretende fazer a oficina.
Essa iniciativa da Prefeitura, com mobilização do Departamento de Cultura, em parceria com a ACCOR, é fundamental para promover o desenvolvimento e a inclusão cultural de todos os cidadãos, proporcionando oportunidades de aprendizado e vivências artísticas, contribuindo para a formação de uma sociedade mais participativa e consciente da importância da cultura em suas vidas