Obras - Terça-feira, 05 de Março de 2024

Prefeitura fará troca de rede de amianto com obra de R$ 632 mil

Nessa empreitada, a prefeitura arcará com mais da metade dos custos e o FEHIDRO arcará com o restante

Prefeitura fará troca de rede de amianto com obra de R$ 632 mil

No mês de fevereiro, a Câmara dos Vereadores aprovou a autorização para a Prefeitura firmar um convênio com o FEHIDRO, o Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e a liberação para o Município realocar recursos para importantes obras de saneamento básico. Essas autorizações do Legislativo Municipal permitirão o repasse de verbas que serão utilizadas para a substituição e implantação de novas tubulações em substituição às de cimento amianto na rede de água.
Inicialmente, a prioridade será a substituição de um trecho crítico que tem causado transtornos aos usuários devido aos constantes rompimentos. Esse trecho, com extensão de 1.341 metros, compreende as regiões da Avenida 33, entre a parte superior da Avenida José Flores até a Rua 42, seguindo pela Avenida 33 até a Avenida 21, além de trechos nas Avenidas 27 e 27A. Um projeto no valor total de R$ 632.630,75.
Vale ressaltar que a Prefeitura possui outros projetos em andamento para a substituição de toda a rede de cimento amianto. Essa rede, que foi instalada há mais de 50 anos, apresenta constantes rompimentos e resulta em grandes perdas de água.
Uma das ações planejadas consiste na troca e implantação de novas redes que somam mais de 9.000 metros, com um custo aproximado de R$ 14 milhões. Para esse projeto, a atual administração está contando com recursos do Novo PAC, o Plano de Aceleração do Crescimento, e a primeira etapa já foi aprovada pelo Governo Federal. Agora, a gestão aguarda a disponibilidade de recursos do governo para o Município dar continuidade.
Além do convênio nº 410.2023 para a troca da rede de abastecimento de água de cimento amianto, os parlamentares aprovaram também os convênios nº 101.2023, que visa ações de controle de perdas no abastecimento de água no Bairro São José do Albertópolis; e o nº 004.2023, para a revisão do Plano Municipal no controle de perdas no abastecimento público de água em Guaíra.