Educação - Segunda-feira, 29 de Agosto de 2022

Após pandemia, prefeitura de Guaíra implanta Projeto de Reforço Escolar nas EMEFs

Ciente das dificuldades enfrentadas pelas crianças, após dois anos de ensino remoto, por conta da pandemia, em março de 2022, a prefeitura de Guaíra, através da diretoria municipal de educação, lançou o projeto Reforço de Alfabetização, dos primeiros aos quintos anos da rede pública municipal. Para a realização do projeto, primeiramente foi feita uma avaliação diagnóstica no início de 2022, com todos os estudantes do 2° ao 5 ° ano . Após isso, foi iniciada esta ação, através da Chefe do Departamento do Ensino Fundamental ,  Simone Sampaio, com o objetivo de auxiliar os alunos com mais dificuldades na leitura e escrita.

Com apostila de leitura elaborada pela própria supervisora e distribuição gratuita aos participantes, as professoras do reforço, efetivas no município, atuam em salas com poucos alunos, visando um trabalho mais individualizado. “As professoras, coordenadas por mim, através de planejamento, colocam em práticas as atividades e usam a apostila de leitura, na qual foi entregue aos alunos, sem custo algum”, explica Simone.

“Agora, no mês de agosto, iniciamos o reforço série/ano, para aqueles alunos que estão alfabetizados, mas que não acompanham a sala em que estão e com os alunos do 1° ano . Nos deparamos com faltas excessivas por parte dos alunos e aproveitamos a oportunidade para pedir aos pais/ responsáveis que não deixem seu filho faltar, saibam que tem um profissional esperando por ele, para ajudar”, orienta a supervisora.

CAPACITAÇÃO AOS PROFISSIONAIS

No dia 15 de agosto, a diretoria municipal de educação, em parceria com o SESI, iniciou um curso de capacitação para os professores de reforço, para elaborar as melhores estratégias de trabalho, com o objetivo de ajudar, com eficiência, aos alunos.

A diretora da pasta, Maria Angélica Rebello da Silva, também inscreveu o município no Programa Tempo De Aprender, o qual vem para auxiliar no reforço. “Mas, enquanto não chega a verba deste projeto, nos adiantamos e, com autorização do nosso prefeito Junão, que também tem um olhar especial para esses nossos educandos, já estamos, desde março, com o nosso Reforço de Alfabetização, para auxiliarmos nossos alunos neste importante período letivo, entre primeiro e quinto ano. No momento, as 4 EMEFs atendem 335 alunos no reforço, dos 2013 que fazem parte da rede do ensino fundamental”, afirma Maria Angélica.

Para o prefeito Junão, o reforço é importante para as crianças que, por conta da pandemia, enfrentam diversas dificuldades na aprendizagem. “Parabenizo nossa equipe da diretoria de educação, que teve esse olhar sensível para as crianças que tiveram dificuldades com este ensino online. Somente os professores sabem a situação que eles encontraram em cada aluno após a pandemia e nada melhor que dar este apoio para que se desenvolvam melhor na aprendizagem”, afirma o chefe do Executivo.