Cultura - Terça-feira, 28 de Maio de 2024

Ecal deve receber recursos Estaduais para incrementar programação

Ecal deve receber recursos Estaduais para incrementar programação

A Prefeitura, em uma ação do Departamento de Cultura, foi selecionada para assinar o termo de compromisso de Guaíra no Programa Circuito CultSP, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Associação Paulista Amigos da Arte, com objetivo de promover a difusão da cultura em todo o território paulista.

Através do programa, serão destinados recursos no valor de R$ 60 mil para serem aplicados no Ecal - Encontro Cultural de Artes Livres – de Guaíra em 2024. O recurso será para duas apresentações voltadas para o público infantil e duas apresentações de bandas cover: Bee Gees e Raul Seixas, que comporão a extensa grade de atrações do encontro. O principal objetivo do evento é fomentar a cultura, especialmente a local e regional.

De acordo com a Chefe do Departamento de Cultura, Deise Garcia, a realização desse projeto para o Ecal busca proporcionar mais espetáculos com maior diversidade cultural para a população de Guaíra. Ela expressa sua satisfação com a cidade sendo contemplada pelo Estado mais uma vez através do programa Circuito CultSP, destacando a importância de se trabalhar políticas públicas voltadas para fomentar ações culturais em Guaíra.

O Ecal

O Ecal é um encontro cultural de artes livres que acontece anualmente em Guaíra, este ano marcado para de 20 a 23 de junho. O evento reúne artistas de diversas áreas, como música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, literatura, entre outras manifestações artísticas.

O objetivo do Ecal é proporcionar um espaço de expressão e intercâmbio cultural, incentivando a produção artística independente e promovendo o acesso à cultura para a população local. Durante o encontro, são realizados shows, espetáculos de dança e teatro, exposições de arte, sessões de cinema, performances, oficinas e palestras.

Além disso, o Ecal busca valorizar artistas locais e regionais, dando espaço para que eles possam mostrar seu talento e se conectar com o público. O evento costuma contar com a participação de artistas consagrados e também de artistas emergentes, criando um ambiente propício para o surgimento de novos talentos.

O Ecal é um evento aberto ao público, com entrada gratuita ou valores simbólicos, para garantir o acesso de todos.

Circuito CultSP

O programa Circuito CultSP é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que visa promover o acesso à cultura de forma descentralizada, levando atividades culturais para diferentes regiões do estado.

O programa consiste em uma série de ações que englobam diversas manifestações artísticas, como teatro, dança, música, literatura, cinema, artes plásticas, entre outros. Essas atividades são realizadas em espaços públicos, como praças, parques, escolas e centros culturais, buscando alcançar um público diversificado e estimulando a participação de todas as faixas etárias.