.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Vai de 27 de maio a 14 de junho, sendo o dia "D" de divulgação e mobilização nacional no dia 8 de junho
COMEÇOU A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA PÓLIO
O Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, está promovendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorrerá entre os dias 27 de maio a 14 de junho, sendo o dia "D" de divulgação e mobilização nacional no dia 8 de junho.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave causada por um vírus que afeta o sistema nervoso e pode levar à paralisia dos membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. Essa doença é transmitida por meio do contato com fezes ou secreções de pessoas infectadas e pode levar à morte em casos mais graves.
No entanto, a vacinação é uma estratégia fundamental para prevenir a ocorrência da poliomielite. Desde 1994, o Brasil está livre dessa doença, graças às campanhas de vacinação em todo o país. A vacina oral contra a poliomielite, também conhecida como VOP, é segura e eficaz na prevenção da doença.
Durante a campanha, a meta é vacinar no mínimo 95% das crianças de um ano a menor de 5 anos de idade. Essa faixa etária é considerada mais suscetível à poliomielite e, por isso, é importante que todas as crianças sejam imunizadas.
Para isso, os pais e responsáveis por crianças menores de 5 anos de idade devem se dirigir à USF (Unidade de Saúde da Família) mais próxima de sua residência levando a carteira de vacinação da criança. É importante ressaltar que a vacinação é gratuita.
Além da poliomielite, as outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação também estarão disponíveis durante a campanha, como a vacina contra o sarampo, que é extremamente importante para evitar surtos da doença. Portanto, é fundamental que todas as crianças estejam com o calendário de vacinação em dia.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é uma ação de extrema importância para a saúde pública do país. A prevenção é a principal forma de combate à doença, e a vacinação é a estratégia mais eficaz para impedir a reintrodução do poliovírus no Brasil.
.
.
.
.