Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 12 de Junho de 2024

Guaíra busca soluções inovadoras para destinação de detritos de poda e construção

A Diretoria de Agricultura e Abastecimento e o Departamento de Meio Ambiente de Guaíra estão juntos para solucionar os problemas do aterro de detritos da construção civil, ao lado da antiga Usina de Reciclagem. Em uma iniciativa inovadora, a pasta contratou uma empresa, que numa de suas primeiras ações é operar a máquina Krocodile, um equipamento capaz de moer restos de alvenaria (concreto, por exemplo) e restos de podas e supressão de árvores urbanas.

A medida visa reduzir o volume de detrito depositados em aterros, além de dar um destino útil aos materiais. No momento, a máquina está triturando galhos, e futuramente iniciará a moagem de rejeitos de construções e reformas.

Os materiais resultantes da trituração, em vez de poluir o ambiente, ganharão novos usos:

•      Restos de alvenaria moída: podem ser utilizados em obras de terraplanagem e consertos em estradas rurais.

•      Restos de vegetação: serão transformados em composto orgânico, um adubo natural rico em nutrientes. Este adubo será cedido aos produtores rurais do município e também utilizado pela Prefeitura na jardinagem de áreas públicas.

A iniciativa da Prefeitura de Guaíra apresenta diversos benefícios para o meio ambiente e a comunidade. Como a Redução da quantidade de lixo, com a trituração dos materiais diminui o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário, prolongando sua vida útil e evitando a contaminação do solo e da água.

Além do bem vindo, reuso de materiais. A transformação dos resíduos em novos produtos reduz a necessidade de extração de recursos naturais e diminuindo a geração de lixo.

“A Prefeitura de Guaíra demonstra, com essa iniciativa, seu compromisso com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município”, realça a Diretora de Agricultura, EstefaneLeoncine Siqueira.