Assistência Social - Segunda-feira, 17 de Junho de 2024

Guaíra participa do 1º Encontro Estadual Antirracista

Delegação de Guaíra participa do 1º Encontro Estadual Antirracista em Franca

Guaíra participa do 1º Encontro Estadual Antirracista

No sábado, dia 20, uma delegação guairense composta pela Diretora Municipal de Educação, Maria Angélica Rebello Silva, que também é conselheira do Conselho Municipal da Comunidade Negra - CMCN, acompanhada da Diretora de Assistência Desenvolvimento e Inclusão Social (DADIS) Silmara Reis e membros do CMCN, esteve em Franca no 1º Encontro Estadual Antirracista. O programa tem respaldo do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, com o objetivo de contribuir para alcançar a igualdade racial na comunidade, garantindo à população negra, cigana e indígena a implementação da igualdade racial nas oportunidades e a defesa dos direitos, bem como o combate de qualquer tipo de discriminação étnica.

A adesão da administração pública de Guaíra e órgãos da sociedade civil ao projeto é essencial, uma vez que 43% da população do município é constituída por pretos e pardos. É importante ressaltar que a igualdade racial é uma luta diária e é necessário a união de esforços e ações para combater a discriminação e garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.

A delegação guairense retornou do encontro com uma extensa bagagem para aplicar no município no que tange a ações afirmativas para a proteção dos direitos e promoção da igualdade racial. Com a implementação de políticas públicas efetivas, Guaíra poderá avançar na promoção social de toda a comunidade, com a prática da promoção da igualdade racial.

É fundamental que a sociedade compreenda a importância de combater o racismo e promover a igualdade. Somente com a conscientização e o engajamento de todos será possível construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos possam desfrutar das mesmas oportunidades, independentemente de sua etnia ou cor da pele.