Saúde - Terça-feira, 02 de Julho de 2024

Vacinação contra a Influenza é novamente prorrogada

Cobertura ainda abaixo da meta, com apenas 60,66% dos grupos prioritários imunizados

Vacinação contra a Influenza é novamente prorrogada

A segunda prorrogação da campanha vai até o dia 14 de julho. A cobertura vacinal está muito aquém dos 90% preconizados, apenas 60,66% dos grupos prioritários em Guaíra se vacinaram contra a Influenza este ano. A Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Saúde, vem intensificando os esforços para ampliar a cobertura vacinal, mas a adesão ainda está aquém do esperado.

No total, 12.918 doses foram aplicadas em Guaíra, mas o público-alvo - composto por idosos, crianças, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e educação, pessoas com comorbidades e povos indígenas - ainda apresenta baixa adesão.

A vacina contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenir a doença, que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de risco. Além de proteger a si mesmo, a vacinação também contribui para a imunidade coletiva, diminuindo a circulação do vírus e protegendo as pessoas que não podem ser vacinadas, como recém-nascidos e pessoas com imunodepressão.

A vacina contra a Influenza está disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) de Guaíra. Para se vacinar, basta levar um documento de identidade e o cartão de vacinação.