.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a sexta-feira, das 10h às 16h

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Luta contra a dengue: Diretoria de saúde se reúne com GVE e equipe técnica do DRS V Barretos

Na manhã desta sexta-feira, 07, a equipe da Diretoria Municipal de Saúde se reuniu com a articuladora da Atenção Básica do DRS V Barretos


Luta contra a dengue: Diretoria de saúde se reúne com GVE e equipe técnica do DRS V Barretos

Na manhã desta sexta-feira, 07, a equipe da Diretoria Municipal de Saúde se reuniu com a articuladora da Atenção Básica do DRS V Barretos, Rita de Cássia Sandrini, a enfermeira do GVE XIV Barretos, Vanessa Geroli, o interlocutor de Área Técnica Controle de Vetores, Valdevino Pereira Neves, a agente técnica de Saúde, Sandra Girardi e o desinsetizador Jean Claudio Donato.
O objetivo do encontro, que contou com a presença do vice-prefeito Renan Lelis Lopes, foi para apresentar os trabalhos que o município está realizando neste momento referente ao combate ao mosquito Aedes aegypti, pontuar as mudanças necessárias e buscar possíveis ações para intensificar este enfrentamento.
Rita expôs a chegada do sorotipo da Dengue Tipo 3 em Guaíra, assim como em outros municípios da região, acendendo o alerta para a assistência à saúde. Ela elogiou o trabalho que Guaíra vêm realizando, com o retorno do Dengário, que agora atende por doze horas diárias, e também a implantação do cartão de acompanhamento do paciente com Dengue, onde nele são colocadas todas as informações pertinentes, para que os profissionais de saúde acompanhem o tratamento, seja nas Unidades de Saúde da Família, no Pronto Socorro ou Dengário.
A assessora de planejamento da Diretoria de Saúde, Juliana Rodrigues, apresentou os dados de atendimento das unidades municipais de saúde e explanou sobre o funcionamento do Dengário e fluxo de encaminhamento de pacientes. O Dengário chega a atender em média 60 pacientes diariamente. 
MAIS DE 35% DOS IMÓVEIS FECHADOS
O interlocutor Valdevino advertiu a Unidade de Controle de Vetores sobre o número de casas fechadas em Guaíra. Os números são alarmantes. São 4.579 imóveis fechados, que não foram vistoriados, muitos por motivo de recusa dos moradores em abrirem as portas de suas casas para a entrada dos agentes de campo no momento da visita casa a casa. Isso representa mais de 35%, um alto índice, o que prejudica a principal e mais importante ação contra a dengue (evitar locais de criadouros do mosquito).
De acordo com os profissionais da saúde, de nada adianta requisitar iniciativas de nebulização, de inseticidas, se os cidadãos não estão abrindo suas casas para que os agentes possam inspecionar e orientar como evitar a proliferação do pernilongo. 
Guaíra se prepara, agora, para intensificar as visitas de casa a casa e continua com a sua campanha ressaltando a importância dos cidadãos, para que colaborem e limpem seus quintais, evitando os criadouros da dengue. De acordo com o Estado de São Paulo, 75% dos criadouros da dengue estão dentro das residências.

40 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Município de Guaíra - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.